Dos 1.760 nascidos neste mês, 500 ainda não realizaram o procedimento
(Arte / PBH)
Mais de 28% dos aposentados e dos pensionistas que fazem aniversário em abril e recebem salário pela prefeitura de Belo Horizonte ainda não fizeram a prova de vida. E podem ter o vencimento suspenso. Segundo o Executivo, dos 1.760 nascidos neste mês, 500 estão nessa situação.
A prefeitura refroça que caso não realizem o procedimento até essa data, o salário desses beneficiários será interrompido e só será retomado após a efetivação da prova de vida, respeitando o tempo de fechamento da folha de pagamento.
A prova de vida pode ser feita pela internet, de maneira rápida e fácil, sem necessidade de deslocamento. O atendimento presencial nas agências do Banco Bradesco, conveniado à PBH, é uma segunda opção e pode ser realizado no serviço de autoatendimento.
O processo é obrigatório e pretende coibir possíveis fraudes no recebimento de vencimentos por terceiros.
Até o momento, 15 aniversariantes de janeiro; 20 de fevereiro e outros 158 de março não fizeram a prova de vida 2024 e estão com o salário bloqueado. A remuneração só poderá ser retomada após o aposentado ou pensionista realizar o processo no autoatendimento do Bradesco. A data dependerá do tempo de fechamento da folha de pagamento.
Como fazer
1. Pelo aplicativo gov.br
Muito importante: para conseguir realizar a prova de vida digital é necessário ter:
Siga os seguintes passos para realizar a prova de vida digital:
Exceções
Nesses casos, acesse o Portal da PBH para saber os procedimentos necessários. Basta clicar em “Acesso Rápido” e, em seguida, Prova de Vida 2024.
Cronograma
A prova de vida será realizada ao longo do ano e os mais de 20 mil beneficiários da Prefeitura deverão acessar o aplicativo gov.br ou se dirigir às unidades bancárias no mês de aniversário para efetivarem a atualização.