Objetivo é atualizar os dados cadastrais do público atendido, além de coibir possíveis fraudes
(Stênio Lima/PBH)
Os mais de 1.500 aposentados e pensionistas que aniversariam em setembro e recebem salário pela Prefeitura de Belo Horizonte devem realizar o recadastramento 2023 até dia 30 deste mês. O recadastramento é obrigatório e está substituindo a prova de vida.
O objetivo é atualizar os dados cadastrais do público atendido, além de coibir possíveis fraudes no recebimento de vencimentos por terceiros. São, ao todos 1.567 pessoas neste mês de setembro - até dezembro serão mais de 20 mil aposentados e pensionistas.
Para realizar o procedimento, o beneficiário deverá apresentar uma série de documentos no atendimento gerencial de qualquer unidade bancária do Bradesco (banco conveniado com a Prefeitura). Como haverá atualização de dados, o processo não poderá ser feito no serviço de autoatendimento.
A sugestão da prefeitura é que os aposentados e pensionistas compareçam entre os dias 11 e 25, quando há menor fluxo de pessoas nas agências e, consequentemente, mais rapidez no atendimento.
Caso perca o prazo, o salário do aposentado nascido em setembro será suspenso e só poderá ser retomado após a efetivação do recadastramento, respeitando o tempo de fechamento da folha de pagamento.
Documentação necessária
Aposentado ou pensionista (original ou cópia autenticada em cartório):
Pensionista menor de 18 anos de idade deve comparecer acompanhado pelo responsável ou representante legal.
Dependente previdenciário, caso haja (cópia simples):
Ao final do atendimento, o comprovante deverá ser solicitado ao funcionário do banco. Ele é a garantia de que o recadastramento foi efetivado com sucesso.
Acamados e outros casos excepcionais:
Nas situações abaixo, o recadastramento poderá ser realizado por terceiros ou fora das agências:
Cronograma
O recadastramento está sendo realizado ao longo do ano e o beneficiário deverá se dirigir às unidades bancárias a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário.
Caso o procedimento não seja feito no prazo, o salário será suspenso, com retomada no mês posterior ao da realização do recadastramento.