Trajetória

Argentino, torcedor do San Lorenzo e técnico químico: relembre a vida de Jorge Mario Bergoglio

Papa morreu nesta segunda-feira

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
21/04/2025 às 08:00.
Atualizado em 21/04/2025 às 08:26
 (Prensa Club San Lorenzo)

(Prensa Club San Lorenzo)

O Papa Francisco morreu às 7h35 (horário de Roma) desta segunda-feira (21) no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Farrell da Casa Santa Marta.  "Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Igreja".

O argentino Jorge Mario Bergoglio, nasceu no bairro de Flores, em Buenos Aires. Foi técnico químico e atuou no ramo da alimentação antes de seguir a carreira religiosa. Outro destaque da juventude foi o apreço pelo futebol - é torcedor do San Lorenzo e comemorou o título da Copa Libertadores de 2014.

Jorge Mario Bergoglio tem carteirinha de sócio do San Lorenzo (Prensa Club San Lorenzo)

Jorge Mario Bergoglio tem carteirinha de sócio do San Lorenzo (Prensa Club San Lorenzo)

Sucessor de Bento XVI, o religioso foi eleito no conclave em 13 de março de 2013 e foi o 226º papa da história da Igreja. Foi primeiro pontífice não europeu em 1.200 anos.

O religioso de 88 anos, filho de Mario José Bergoglio e Regina Maria Sivoni, foi criado criado na fé católica e adotou o nome nome de Francisco, em referência a São Francisco de Assis, o santo italiano que abdicou de uma vida de posses para se dedicar aos pobres e à natureza.

Antes de se tornar padre, Francisco realizou um curso técnico de química e se formou em 1957. Após a graduação, com 21 anos, ele ingressou no seminário da Companhia de Jesus e formou-se em filosofia, a partir daí o Papa passou a lecionar em colégios da Companhia de Jesus em Santa Fé e em Buenos Aires. Nessa época contraiu uma doença respiratória tendo que se submeter a uma cirurgia para retirar um pulmão.

Até se tornar Papa, dividiu seu tempo entre a vida religiosa e acadêmica. Foi reitor da Faculdade de São Miguel durante seis anos e doutorou-se em teologia em Freiburg, na Alemanha. Francisco sempre adotou posições a favor dos pobres e da justiça social. 

Francisco já esteve no Brasil antes de se tornar Papa. Em 2007, o religioso veio até o país para a 5.ª Conferência do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, realizada em Aparecida, durante a visita do Papa Bento XVI.

Para a eleição do papa em 2013, houve cinco votações e a vantagem do religioso sob os outros concorrentes foi se consolidar somente na terceira votação, na qual recebeu 77 dos 115 votos. Após ser eleito, ele recusou-se viver no Palácio Episcopal, casa do papa da igreja Católica, e preferiu morar na casa Santa Marta.

Em 22 de julho de 2013, o papa Francisco veio ao Brasil para participar da 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro.

Leia mais:

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por