Papa morreu nesta segunda-feira
(Prensa Club San Lorenzo)
O Papa Francisco morreu às 7h35 (horário de Roma) desta segunda-feira (21) no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Farrell da Casa Santa Marta. "Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Igreja".
O argentino Jorge Mario Bergoglio, nasceu no bairro de Flores, em Buenos Aires. Foi técnico químico e atuou no ramo da alimentação antes de seguir a carreira religiosa. Outro destaque da juventude foi o apreço pelo futebol - é torcedor do San Lorenzo e comemorou o título da Copa Libertadores de 2014.
Jorge Mario Bergoglio tem carteirinha de sócio do San Lorenzo (Prensa Club San Lorenzo)
Sucessor de Bento XVI, o religioso foi eleito no conclave em 13 de março de 2013 e foi o 226º papa da história da Igreja. Foi primeiro pontífice não europeu em 1.200 anos.
O religioso de 88 anos, filho de Mario José Bergoglio e Regina Maria Sivoni, foi criado criado na fé católica e adotou o nome nome de Francisco, em referência a São Francisco de Assis, o santo italiano que abdicou de uma vida de posses para se dedicar aos pobres e à natureza.
Antes de se tornar padre, Francisco realizou um curso técnico de química e se formou em 1957. Após a graduação, com 21 anos, ele ingressou no seminário da Companhia de Jesus e formou-se em filosofia, a partir daí o Papa passou a lecionar em colégios da Companhia de Jesus em Santa Fé e em Buenos Aires. Nessa época contraiu uma doença respiratória tendo que se submeter a uma cirurgia para retirar um pulmão.
Até se tornar Papa, dividiu seu tempo entre a vida religiosa e acadêmica. Foi reitor da Faculdade de São Miguel durante seis anos e doutorou-se em teologia em Freiburg, na Alemanha. Francisco sempre adotou posições a favor dos pobres e da justiça social.
Francisco já esteve no Brasil antes de se tornar Papa. Em 2007, o religioso veio até o país para a 5.ª Conferência do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, realizada em Aparecida, durante a visita do Papa Bento XVI.
Para a eleição do papa em 2013, houve cinco votações e a vantagem do religioso sob os outros concorrentes foi se consolidar somente na terceira votação, na qual recebeu 77 dos 115 votos. Após ser eleito, ele recusou-se viver no Palácio Episcopal, casa do papa da igreja Católica, e preferiu morar na casa Santa Marta.
Em 22 de julho de 2013, o papa Francisco veio ao Brasil para participar da 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro.
Leia mais: