Artesãos da região podem abastecer mercado libanês

Jornal O Norte
12/12/2008 às 10:29.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:52

Nágila Almeida


Colaboração para O NORTE

A escassez do crédito no mercado internacional retardou as negociações de projetos para a exploração de minério de ferro e produção de ferro-gusa no Norte de Minas, região considerada a nova fronteira da mineração no estado, mas não diminuiu o interesse de investidores libaneses.

Segundo Jamil Curi, presidente da Câmara de Comércio Líbano-Brasileira de Minas Gerais, o escritório de representação da entidade aberto em Beirute, há três meses, continua a trabalhar na intermediação de negócios não só no setor mineral, como também na indústria cimenteira.

Outro foco de interesse de indústrias do Oriente Médio em Minas – a produção de pistache destinado ao mercado externo e ao acabamento de tapetes persas – se mantém sem alterações, apesar da turbulência na economia mundial.

PESQUISA

Investidores iranianos estão pesquisando terrenos propícios para o plantio de pistache e estudam a localização de galpões para torrefação do grão, informou Curi, que também é diretor do Instituto de Desenvolvimento Integrado do estado (INDI). “Nessa área de negócios, a crise não afetou as negociações. Tanto o Norte de Minas quanto os vales do Jequitinhonha e Mucuri contam com incentivos fiscais e financeiros e podem ser beneficiados com novos investimentos neste momento”, afirmou.

Segundo ele, “as negociações começaram há cerca de um ano e já poderão dar os primeiros frutos em 2009. A intenção desse grupo de investidores iranianos é de inicialmente, importar o pistache e torrar o grão para comercialização no Brasil e em outros países. O projeto envolvendo a fabricação de tapetes persas, em negociação adiantada, prevê a importação das peças semi-acabadas. Cerca de 40% desse volume seriam entregues para acabamento a artesãos mineiros do Norte de Minas”.

Curi informou que o INDI registrou no começo do ano passado até outubro projetos de investimentos no valor de 2,6 bilhões de reais anunciados para o Norte e Vale dos Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. A meta do governo estadual é atrair recursos de 4,3 bilhões para a região até 2010.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por