As mil faces da Amazônia, a partir da bonita Manaus

Do Hoje em Dia
26/09/2012 às 07:45.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:35
 (Reprodução)

(Reprodução)

Ir para o Amazonas tanto pode significar um passeio tranquilo, conhecendo museus e teatros, como também uma aventura inesquecível. Aliás, a aventura é, talvez, a maior vocação do Amazonas. Afinal, praticamente todo o território do maior Estado do país é tomado pela Floresta Amazônica, tida como o “pulmão do mundo”.

A cidade de Manaus teve um período de riqueza e fausto, entre fins do século 19 e início do 20. Foi a época da extração da borracha, que praticamente movimentou e desenvolveu o mundo ocidental.

Teatro Amazonas

Os “barões da borracha” se enriqueceram de tal maneira que se propuseram – e até conseguiram – a fazer da capital do Amazonas uma “Milão tropical”. O maior símbolo desse período é o Teatro Amazonas, que recebeu os maiores nomes do teatro, da música clássica e da ópera no início do século 20. Belíssima construção, com decoração luxuosa e ótima acústica.

Ainda hoje acontecem festivais de ópera e música clássica no teatro. Vale a pena visitá-lo e, se possível, assistir a uma dessas apresentações. Manaus, a capital do Estado do Amazonas, é a mais bem estruturada porta de entrada para quem quiser explorar – de maneira ecologicamente correta – esse que é um dos mais importantes sistemas biológicos do planeta. Os meios de hospedagem mais procurados são os hotéis de selva, ou “jungle lodges”.

E seguindo o curso do rio, já passando para o lado do Pará, chegamos a Alter do Chão, que muitos consideram a mais bela praia do Brasil. Sim, e é de rio.

Leia mais na Edição Digital.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por