Astrônomos afirmam ter descoberto outro exoplaneta orbitando a estrela HD 83443, que fica a “apenas” 133 anos-luz da Terra. O recém-descoberto mundo de fora no nosso sistema solar possui massa equivalente à de Júpiter e possui o movimento de translação (dar volta na estrela) de 22 anos.
A descoberta faz parte de um estudo pré-publicado em 12 de abril na plataforma arXiv e ainda não foi revisado por outros cientistas.
A estrela HD 83443 já é conhecida por hospedar um exoplaneta com menos da metade da massa de Júpiter e mais quente (denominado HD 83443 b), que a orbita aproximadamente a cada três dias.
Agora, uma equipe de astrônomos da Universidade de Southern Queensland, na Austrália, relatam a detecção de outro planeta gigante orbitando a mesma estrela. Eles usaram dadis de quatro telescópios: o telescópio anglo-australiano, na Austrália; o telescópio Keck, no Havaí (EUA); o telescópio La Silla, no Chile; e o conjunto de telescópios Minerva-Australis, no Observatório de Mount Kent, na Austrália.
O novo mundo “alienígena” recebeu o nome HD 83443 c. Os resultados sugerem que esse planeta tem uma massa de cerca de 1,5 vezes a de Júpiter e orbita a estrela hospedeira a cada 22,6 anos.
Leia mais: