Ataque à base da Marinha em Washington mata ao menos 12

Folhapress
16/09/2013 às 17:28.
Atualizado em 20/11/2021 às 12:27

SÃO PAULO - Pelo menos 12 pessoas morreram e várias ficaram feridas no ataque a tiros realizado nesta segunda-feira (16) a um quartel-general da Marinha, em Washington. O número de vítimas foi confirmado pela polícia da capital americana, porém não está claro se ele inclui um atirador que foi morto.

De acordo com a polícia, por volta das 8h20 locais (9h20 em Brasília), três homens vestidos de uniformes camuflados invadiram o prédio e abriram fogo, ao lado do Comando de Sistemas de Navegação Marítima. Não estão claras as circunstâncias em que um dos atiradores foi morto.

Os outros dois continuam foragidos, e a polícia mantém o cerco a eles. Conforme a chefe de polícia Cathy Lanier, um deles é branco e usa um uniforme militar cáqui e o outro é negro, tem aproximadamente 50 anos, e usa um uniforme militar verde oliva.

Segundo Lanier, ambos os homens estavam armados, de acordo com relatos de testemunhas. "Não sabemos se são funcionários militares. São pessoas que pensamos estarem de alguma forma envolvidass e que estamos tentando localizar".

Durante a busca, além dos prédios militares, a polícia ainda manteve isoladas dez escolas. O aeroporto Ronald Reagan, que fica ao lado do rio Anacostia, em frente à base atacada, ficou fechado por uma hora e meia, provocando atrasos em voos.

Em uma entrevista à imprensa, o prefeito Vincent Gray disse que, ao menos por enquanto, "não há nenhuma razão para pensar que o tiroteio foi um ataque terrorista".

Repercussão

Em entrevista sobre a recuperação econômica do país, o presidente Barack Obama chamou o ataque de "ato covarde" e prestou condolências às famílias das vítimas.

"Nós vamos honrar o serviço prestado por esses funcionários, que ajudaram a nos tornarmos grandes. Obviamente vamos investigar profundamente o que aconteceu, assim como nós temos muitos desses tiroteios que, infelizmente, voltam a acontecer."

O Pentágono confirmou que o presidente e o secretário da Defesa, Chuck Hagel, foram avisados e acompanham o desenrolar da perseguição aos autores do ataque.

Os tiroteios mais letais nos EUA nos últimos 20 anos

A AFP apresenta uma retrospectiva dos tiroteios mortais dos últimos 20 anos nos Estados Unidos:
    
- 16 de outubro de 1991: Um homem de origem cubana mata 22 pessoas em um restaurante de Killeen, Texas (sul), e deixa outras 20 feridas antes de cometer suicídio.
    
- 20 de abril de 1999: Em Littleton, Colorado (centro), dois estudantes do Ensino Médio atiram contra colegas na escola de Columbine. Doze estudantes e um professor morrem. Os dois jovens assassinos cometem suicídio.
    
- 29 de julho de 1999: Após assassinar sua esposa e seus dois filhos, um especulador do mercado financeiro abre fogo em duas empresas de corretagem em Atlanta, Geórgia (sudeste), matando nove pessoas, e, em seguida, tira sua própria vida.
    
- 21 de março de 2005: Em Red Lake, Minnesota (norte), um adolescente de 16 anos mata nove pessoas em seu colégio, entre elas cinco estudantes, antes de se matar.
    
- 16 de abril de 2007: Um estudante de 23 anos de origem coreana mata 32 pessoas antes de cometer suicídio na Universidade de Virginia Tech, em Blacksburg, Virgínia (leste). O massacre foi o pior da história dos Estados Unidos em tempos de paz.
    
- 24 de dezembro de 2008: Um homem vestido de Papai Noel atira contra os convidados de uma festa em Covina, Califórnia (oeste), matando nove pessoas. Em seguida, comete suicídio.
    
- 10 de março de 2009: Um homem desequilibrado mata dez pessoas, entre elas sua própria mãe, em três cidades de Alabama (sul) e se mata depois.
    
- 3 de abril de 2009: Um vietnamita abre fogo em um centro para imigrantes em Binghamton, Nova York (norte), matando 13 pessoas.
    
- 5 de novembro de 2009: Um psiquiatra militar de origem palestina inicia o maior tiroteio registrado em uma base militar americana, matando 13 pessoas e ferindo 42 em Fort Hood, Texas (sul).
    
- 20 de janeiro de 2010: Um homem mata oito pessoas durante um tiroteio em Virgínia (leste), e provoca uma verdadeira caçada humana na qual participam 150 policiais.
    
- 3 de agosto de 2010: Um homem mata oito colegas de trabalho em uma empresa de distribuição de cerveja de Connecticut (noroeste), antes de cometer suicídio.
    
- 12 de outubro de 2011: Em Seal Beach, Califórnia (oeste), um homem, que disputava com sua ex-esposa a guarda de seu filho, abre fogo no salão de beleza em que ela trabalhava deixando oito mortos.
    
- 2 de abril de 2012: Um coreano de 43 anos mata sete pessoas na Universidade de Oikos, Califórnia (oeste), e se entrega à polícia. O atirador assassinou suas vítimas após alinhá-las contra um muro.
    
- 20 de julho de 2012: Doze pessoas são assassinadas e 70 feridas em um tiroteio em um cinema, durante a estreia do último filme do Batman, em Aurora, Colorado (centro).
    
- 14 de dezembro de 2012: Um jovem de 20 anos assassina 20 crianças e seis adultos na escola primária de Sandy Hook em Newtown, Connecticut (noroeste).

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por