Ataque atribuído às Farc deixa oito pessoas na Colômbia

Folhapress
07/12/2013 às 18:18.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:38

Pelo menos oito pessoas morreram e 20 ficaram feridas em um ataque a bomba a uma delegacia de polícia na madrugada desta hoje na cidade de Inzá, no Departamento de Cauca, sudoeste da Colômbia. A ação foi atribuída às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Segundo as autoridades locais, os guerrilheiros lançaram por volta das 5 horas locais (8 horas em Brasília) diversos cilindros explosivos contra o prédio, que foi destruído. A maioria das vítimas é de militares, mas também estão entre mortos e feridos civis de casas vizinhas que foram atingidas pelo impacto da explosão.

O diretor regional da polícia, Rodolfo Palomino, afirmou que os agentes já começaram a investigar que grupo das Farc foi o responsável pelo atentado. O governador de Cauca, Temístocles Ortega, também condenou a ação, que ainda atingiu comerciantes que foram a Inzá para vender seus produtos. "Evidentemente é um ato terrorista absolutamente inaceitável e covarde, porque lançaram bombas artesanais contra a população civil no dia de mercado, quando os camponeses chegam à cidade para vender seus produtos".

Com cerca de 7.000 combatentes, as Farc são a maior e a mais antiga guerrilha latino-americana ativa. Há um ano, o grupo armado negocia com o governo colombiano a paz no país, que passa pelo conflito há quase 50 anos. Os diálogos, no entanto, acontecem sem que haja um cessar-fogo dos dois lados.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por