O ataque a uma escola secundária na Nigéria durante a madrugada deste sábado matou 42 pessoas. Muitas vítimas eram alunos e, segundo informações iniciais, ao menos um professor também foi morto durante o atentado. Militantes islâmicos, supostamente do grupo Boko Haram, são os responsáveis pelo ataque.
"Recebemos 42 corpos dos alunos e de outros funcionários da Escola Secundária na última noite. Alguns deles tinham ferimentos de bala, enquanto muitos deles tiveram queimaduras e tecidos rompidos", informou Haliru Aliyu, médico do Hospital Geral de Potiskum. A escola fica na aldeia de Mamudo, a cerca de 5 km da cidade de Potiskum, no Estado de Yobe, nordeste da Nigéria. Segundo relato de sobreviventes, alguns estudantes foram queimados vivos no ataque.
Desde 2010, mais de 1.600 civis foram vítimas de ataques ds militantes islâmicos de Boko Haram e de grupos separatistas do país. Só no ano passado, dezenas de escolas foram incendiadas no nordeste da Nigéria. Civis - incluindo profissionais da área da saúde, professores e funcionários do governo - têm sido cada vez mais os alvos dos atentados. No dia 14 de maio, o presidente Goodluck Jonathan declarou estado de emergência na região. Fonte: Dow Jones Newswires e Associated Press.
http://www.estadao.com.br