Dicas de estudo

Até 8 de cada 10 questões de concursos públicos podem ser sobre conteúdos 'fáceis', diz especialista

Autor do livro “Como passei em 16 concursos”, José Roberto Lima reforça importância de participar de uma escola preparatória para mandar bem no processo seletivo

Raquel Gontijo
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 08/01/2024 às 07:04.

O novo ano começa com um sem-número de vagas em concursos públicos. Em Minas, alguns têm salário de R$ 15 mil. Para saber mais, clique aqui.

E para quem pretende começar - ou melhorar - a rotina de estudos uma das principais dicas é não desprezar conteúdos considerados mais fáceis, conforme ensina o autor do livro “Como passei em 16 concursos”, José Roberto Lima.

Veja outras dicas do especialista, que também é o professor das Faculdades Promove, em BH.  

Quais as principais dicas para quem pretende seguir uma carreira pública em 2024?

Existem quatro atitudes que sempre falo para as pessoas que querem se preparar para provas em geral

1 - Participar de uma escola preparatória. 
Pode ser online, o importante é que aluno não apenas se inscreva para um concurso. O candidato que é autodidata tem pouco resultado, porque ele divaga muito. As vezes está com três, quatro sites abertos sobre um determinado assunto, mas não terá estudado nada sobre o concurso. Participação e assiduidade na escola preparatória. Tem que ser um aluno participativo, tirar dúvidas.

2. Não despreze conteúdo fácil
80% do conteúdo de qualquer prova são de questões fáceis ou médias. Mas o índice de erros dessas questões também é próximo de 80%. São as questões fáceis e, não as difíceis, que fazem a diferença no resultado final.

3. Não estudar muito. 
O aluno deve distribuir as horas de estudo ao longo dos dias. Estude um pouco, mas todos os dias. Se virar a noite estudando, por exemplo, vai amanhecer o dia cansado, e não inteligente. Além disso, a rotina de estudos vai virar um sacrifício, um horror e não um prazer.

4. Tomar atitude de gostar de estudar.
Tudo que nos dá prazer é antecedido de treino e persistência. Com os estudos é a mesma coisa. Se o candidato estudar um pouco todos os dias, ao fim de dois meses isso não vai ser um sacrifício e o aprendizado vai disparar.

Como tem que ser a rotina de quem se prepara para um concurso?
Não estudar apenas o que gosta. Tem que aprender a estudar o que não gosta ainda. Se persistir, vai passar a gostar de todos os conteúdos. Ter horário bem definido para estudar todos os dias, fazer exercícios, revisar o conteúdo, repousar e ter momentos de lazer. Na hora de estudar tem que ouvir, anotar e revisar para conseguir gravar o conteúdo pro resto da vida.

O que priorizar nos estudos?
Focar no que está no programa do concurso. Quem está estudando para um concurso não está se preparando para alcançar uma graduação, não tem que estudar pra ser inteligente, tem que estudar pra ser aprovado naquela prova.

Algumas provas são logo agora, no início do ano, ainda dá tempo de estudar?
Sempre dá tempo, mesmo que não passe agora, não se deve cair no desânimo. Se você estudar, mesmo que em cima da hora, vai pelo menos melhorar suas chances. Se passou parabéns, se não passou, comece a estudar no mesmo dia que não viu o nome na lista dos aprovados. O que faz diferença é o que você estuda durante o ano todo.

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por