Competição ocorre na capital do Peru entre os dias 17 e 19 de maio
Jovens de Contagem disputam o Pan-Americano de Trampolim (Divulgação / Equipe Ginástica de Trampolim)
Minas Gerais será representada na Seleção Brasileira por 17 atletas de ginástica de trampolim no Campeonato Pan-Americano, em Lima, no Peru. Entre os selecionados, onze fazem parte do projeto “Trampolim de Contagem”, situado na região metropolitana de Belo Horizonte. A competição tem início nesta terça-feira (14), com término previsto para a sexta-feira (17).
Dos competidores, destaque para Gabriela Rodrigues, medalhista de ouro no Pan de 2022, na categoria júnior. Aos 15 anos a jovem já acumula os títulos de campeã brasileira de trampolim e vice-campeã no Pan de 2023. Segundo a atleta, o objetivo é repetir o feito de 22.
“No Campeonato Mundial do ano passado no Reino Unido, fiquei muito nervosa e isso atrapalhou o meu desempenho. Agora, torço para igualar ou superar a minha performance do Pan-22, quando ganhei a medalha de ouro”, disse a atleta.
Gabriela Rodrigues, de 14 anos, é uma das atletas de Contagem que disputará o Pan-Americano (Divulgação)
Além de Gabriela, a delegação conta na categoria júnior com Eduarda Vicente, Sara Ferreira e Julia Emanuelly Silva no feminino, e Isaac Braga, no masculino. Na sênior, a equipe será representada pelas atletas Maria Luiza Marcante, Luara Rezende, Clara Vasconcelos e Julia Eduarda Rocha, além dos irmãos Wallace Celestino e Vinicius Celestino.
Vinícius foi campeão sênior no Sul-Americano de 2023 individual e por equipe, juntamente com seu irmão Wallace Celestino. A dupla ainda ficou com o terceiro lugar no trampolim sincronizado no campeonato Sul-Americano de 2023. Durante a preparação para o Pan, os irmãos perderam a mãe, vítima de um AVC, aos 47 anos de idade. Vinicius revelou que o baque quase fez a dupla desistir do esporte. Ambos buscaram forças e se apoiaram para seguir no caminho e honrar a mãe, que apoiava e acreditava no potencial deles.
Além de ginastas, o projeto Trampolim Contagem também é representado na comissão técnica com os treinadores Rodrigo Bachur, André Silva e Cristina Trópia, juntamente com o fisioterapeuta Gustavo Mendonça.
A coordenadora do projeto, Cristina Trópia, demonstrou confiança e entusiasmo com a participação dos ginastas de Contagem no Pan-Americano. “Nos preparamos muito para este evento e estamos preparados para enfrentar os desafios que virão pela frente. Acreditamos que os atletas representarão nossa cidade e nosso país buscando alcançar os melhores resultados possíveis”.
Leia mais