(Cristiano Andujal/Estadão Conteeúdo)
O Atlético buscava uma inédita e importante marca na edição 2016 do Campeonato Brasileiro: a quinta vitória consecutiva. Mas, em partida válida pela 13ª rodada do torneio nacional, o Galo ficou no empate em 1 a 1 com Figueirense, neste domingo (3).
Antes, a equipe mineira tinha derrotado Botafogo, América, Corinthians e Ponte Preta. Com esses triunfos, o time comandado por Marcelo Oliveira conseguiu sair da zona da degola para brigar pelas primeiras posições do Brasileirão.
Com o empate, o Galo chega aos 20 pontos e cai duas posições. Agora o time é o 9° na tabela. O clube mineiro, no entanto, segue na cola pelo G4. O Santos, quarto colocado, tem 22 pontos.
Na busca pela zona de classificação para a Copa Libertadores, o Atlético só volta a campo no próximo domingo. Os comandados de Marcelo Oliveira vão até Brasília disputar o clássico contra o Flamengo no estádio Mané Garrincha. Já o Figueirense enfrenta o Grêmio, na Arena do Tricolor Gaúcho. Ambos os jogos acontecem às 11h.
PRIMEIRO TEMPO
O Atlético entrou em campo com apenas uma mudança em relação à escalação da vitória sobre o Botafogo na última quinta-feira. O lateral-direito Marcos Rocha, que cumpriu suspensão automática, retornava ao time titular.
Logo aos seis minutos de partida, o Galo mostrou poder ofensivo. O lateral Douglas Santos, convocado para a Seleção Brasileira que disputará as Olimpíadas, recebeu de Cazares na ponta esquerda e cruzou dentro da pequena área.
O matador Fred, sozinho, mergulhou de peixinho para o gol. Gatito Fernández ainda tocou na bola, mas ela pegou no travessão e foi para o fundo das redes.
Após o gol, o Atlético controlava a maior parte das jogadas, com mais posse de bola durante todos os 45 minutos da primeira etapa. O jogo, no entanto, teve pouca fluidez e nenhum dos goleiros chegou a ser ameaçado.
SEGUNDO TEMPO
Assim como o Atlético que marcou logo no início do primeiro tempo, o Figueirense estufou as redes assim que o árbitro autorizou a segunda etapa. Também aos seis minutos, o time de Florianópolis chegou ao empate após uma saída rápida de bola. Gustavo Ermel recebeu enfiada de bola de Jocinei e deu um leve toque tirando do goleiro Victor.
Titular de Marcelo Oliveira desde que o técnico conseguiu a primeira vitória no Galo, Clayton foi substituído aos 10 minutos do segundo tempo. O apagado jogador deu lugar ao atacante Carlos, que também pouco contribuiu para que o Atlético conseguisse um resultado melhor.
Ainda na segunda etapa, duas expulsões: Fred pelo lado do Atlético aos 12 minutos e Yago pelo Figueirense, aos 46. Ao final da partida, alguns jogadores como o goleiro Victor reclamaram do cartão vermelho alvinegro.
FICHA TÉCNICA
FIGUEIRENSE
Gatito Fernández; Ayrton, Bruno Alves, Werley e Marquinhos Pedroso (Pará); Elicarlos, Jocinei (Matheus), Bady e Yago; Éverton Santos (Guilherme Queiroz) e Gustavo Ermel. Técnico: Vinícius Eutrópio
ATLÉTICO
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Erazo e Douglas Santos; Eduardo, Júnior Urso, Juan Cazares (Hyuri), Robinho (Patric) e Clayton (Carlos) e Fred. Técnico: Marcelo Oliveira
GOLS - Fred, aos 6 minutos do primeiro tempo e Gustavo Ermel aos 6 minutos do segundo tempo.
ARBITRAGEM - Rafael Traci, auxiliado por Ivan Carlos Bohn e Luciano Roggenbaum, todos do Paraná.
CARTÕES AMARELOS - Leonardo Silva,. Erazo, Eduardo e Júnior Urso (Atlético); Werley, Jocinei (Figueirense).
CARTÕES VERMELHOS - Fred (Atlético) e Yago (Figueirense).
PÚBLICO - 5.506 pagantes.
RENDA - R$ 66.650,00.
LOCAL - Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.