(Bruno Cantini/Atlético)
Depois de viver um drama como mandante no Campeonato Brasileiro do ano passado, o Atlético recebe o Corinthians neste domingo (29), às 16h, no Independência, pela terceira rodada, buscando a segunda vitória consecutiva como mandante, o que só alcançou na 18ª partida em casa na edição da Série A do ano passado.
No último domingo (22), o Galo fez 2 a 1 no Vitória, no Independência, e se vencer o Corinthians repetirá o feito de 2015, quando também ganhou os dois primeiros jogos dentro de casa, única vez que isso aconteceu na chamada Era do Horto, iniciada no Brasileirão de 2012 com a inauguração da nova arena.
Antes do enorme jejum do ano passado, a pior marca atleticana de vitórias seguidas em casa, no Campeonato Brasileiro, tinha sido registrada na edição de 2014, quando o time comandado por Levir Culpi só alcançou a sequência na 7ª e 8ª partidas dentro de casa.
O péssimo desempenho em casa no ano passado, quando teve um aproveitamento de apenas 43,85%, impediu que o Atlético disputasse em 2018 a sua sexta Copa Libertadores consecutiva, numa série iniciada em 2013, ano em que foi campeão.
O Galo terminou a Série A de 2017 na nona posição, com os mesmos 54 pontos da Chapecoense, que foi a oitava colocada e garantiu a última vaga do Brasileirão na principal competição sul-americana de clubes graças ao número de vitórias (15 a 14).
Originalmente, o Campeonato Brasileiro classifica os seis primeiros colocados para a Copa Libertadores do ano seguinte. Em 2017, foram oito porque o Grêmio venceu a competição sul-americana e ficou na quarta posição, e o Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil, foi o quinto.
VINGANÇA
Além disso, o jogo deste domingo não deixa de ter um duplo sentimento de vingança para o Atlético. Isso porque o último confronto entre os dois clubes, no Independência, foi vencido pelo Corinthians por 3 a 0. Válido pela 33ª rodada da edição de 2015, ele praticamente definiu o campeonato, conquistado pelo time paulista com o Galo sendo o vice.
O último jogo entre os dois clubes em Belo Horizonte, no Brasileirão do ano passado, foi disputado no Mineirão, em 2 de agosto, pela penúltima rodada do turno. E o Corinthians também venceu, por 2 a 0.
TIMES
No Atlético, o técnico Thiago Larghi preferiu preservar o zagueiro Leonardo Silva e o meia Cazares, que estavam machucados e voltaram aos treinamentos na última semana. Eles são titulares, mas não foram nem relacionados para o confronto deste domingo, contra o Corinthians. Com isso, Bremer e Roger Guedes, respectivamente, seguem como seus substitutos.
O Corinthians disputará no Independência o seu quarto jogo consecutivo fora de casa num intervalo de 11 dias, e nas três partidas anteriores não teve a defesa vazada. Venceu o Independiente, na Argentina, por 1 a 0, dia 18, pela Libertadores, fez 4 a 0 no Paraná, domingo passado (22), em Curitiba, pelo Brasileirão, e na última quarta-feira (25) ficou no 0 a 0 com o Vitória, em Salvador, pela Copa do Brasil.
Apesar do desgaste dos jogadores, a tendência é que o Corinthians tenha força máxima no Horto, apesar de o time ter um jogo decisivo pela Libertadores na próxima quarta-feira (2), quando recebe o Independiente, em São Paulo, numa partida em que a vitória praticamente garante a classificação corintiana às oitavas de final da competição internacional.
A FICHA DO JOGO
DATA: 29 de abril de 2018
LOCAL: Estádio Independência
MOTIVO: 3ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
ARBITRAGEM: Dewson Fernando Freitas da Silva, auxiliado por Hélcio Araújo Neves e Heronildo Freitas da Silva, todos do Pará
ATLÉTICO: Victor; Patric, Bremer, Gabriel e Fábio Santos; Adilson e Gustavo Blanco; Otero, Luan e Roger Guedes; Ricardo Oliveira. Técnico: Thiago Larghi
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Balbuena, Henrique e Sidcley; Gabriel, Maycon, Romero, Rodriguinho e Matheus Vital; Clayson. Técnico: Fábio Carile