1 a 0

Atlético encerra jejum como visitante e vence Juventude no Alfredo Jaconi

Com gol de Scarpa, equipe mineira quebra sequência invicta do time gaúcho em casa e volta a vencer fora de casa após mais de oito meses

Do HOJE EM DIA
esportes@hojeemdia.com.br
05/05/2025 às 22:13.
Atualizado em 05/05/2025 às 22:14
Jogadores do Galo comemoram o gol marcado por Scarpa (Flickr Atlético)

Jogadores do Galo comemoram o gol marcado por Scarpa (Flickr Atlético)

O Atlético venceu o Juventude por 1 a 0 na noite desta segunda-feira (5), no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela quinta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, a equipe mineira encerrou uma série de 11 partidas sem vencer como visitante na competição e tirou a invencibilidade do adversário em seus domínios em 2025.

O gol da partida foi marcado por Gustavo Scarpa, aos 30 minutos do primeiro tempo, em cobrança de falta da intermediária. A bola desviou na barreira e enganou o goleiro Marcão. Foi o segundo gol do meia na temporada, o primeiro no Campeonato Brasileiro.

O triunfo marca a primeira vitória do Atlético fora de casa no Brasileirão desde 1º de setembro de 2024, quando superou o Grêmio por 3 a 2, em Porto Alegre. Desde então, o clube acumulou sete derrotas e quatro empates como visitante na competição nacional.

O resultado também colocou fim à invencibilidade do Juventude como mandante neste ano. Antes da derrota, a equipe de Caxias do Sul havia disputado oito jogos em casa em 2025, com sete vitórias e um empate.

Durante a partida, o Atlético teve domínio das ações ofensivas até a metade do segundo tempo. O time criou diversas oportunidades, como em finalizações de Cuello, Natanael e Rubens, além de uma bola na trave de João Marcelo nos minutos finais.

O Juventude reagiu após sofrer o gol e chegou a balançar as redes com Nenê, mas o lance foi anulado após revisão do VAR, que detectou toque de mão de Ênio no início da jogada. Minutos depois, um pênalti a favor dos donos da casa também foi revertido por impedimento na origem do lance.

O goleiro Everson teve papel decisivo para manter a vantagem atleticana, com pelo menos três defesas consideradas difíceis em finalizações de Gilberto, Nenê e Marcos Paulo.

Com os três pontos, o Atlético alcançou nove pontos na tabela de classificação e subiu para a 10ª colocação, deixando a zona de rebaixamento. A equipe agora volta suas atenções para a Copa Sul-Americana, onde enfrentará o Deportes Iquique, no Chile, nesta quinta-feira (8), às 19h, pela quarta rodada da fase de grupos.

Juventude 0 x 1 Atlético

Juventude: Marcão; Ewerthon, Wilker Ángel, Marcos Paulo e Alan Ruschel (Giovanny); Daniel Giraldo (Nenê, intervalo), Jadson, Mandaca (Caíque) e Jean Carlos (Batalla); Ênio e Gilberto (Gabriel Taliari). Técnico: Fábio Matias.

Atlético: Everson; Natanael; Rômulo, Alonso e Caio Paulista (Victor Hugo); Rubens; Fausto Vera, Igor Gomes (Palacios) e Gustavo Scarpa; Tomás Cuello (Bernard) e Rony (João Marcelo). Técnico: Cuca.

Motivo: 7ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 05 de maio de 2025 (sábado), às 20h (de Brasília)
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias no Sul

Árbitro: Bruno Pereira Vasconcelos (BA)
Auxiliares: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) e Daniella Coutinho Pinto (BA)
VAR: Diego Pombo Lopez (BA)

Gol: Scarpa (30min 1ºT), do Atlético
Cartões amarelos: Jadson, Ewerthon, do Juventude
Everson, Alonso, do Atlético

Leia mais

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por