(Dario Zalis)
O Atlético está empenhado em vender o resto do Diamond Mall. Nesta segunda-feira (9), o clube enviou um documento para os conselheiros com os motivos do interesse para a venda dos 49,9% restantes do shopping.
O documento tem dez páginas e explica que o dinheiro seria utilizado para abater parte da dívida do Galo, que, atualmente, supera R$ 1 bilhão. Segundo o clube, “o endividamento líquido do Galo foi quase 2,4 vezes maior que o seu faturamento no ano de 2021”.
O documento também aponta que “as receitas com o Diamond representaram menos de 1% das receitas operacionais do Galo no ano de 2021”.
Na última quinta-feira, o clube fez o "Galo Business Day" para divulgar o balanço financeiro do ano passado e reiterou a importância da venda do shopping em vários momentos.
"A solução mais rápida é alienar o Diamond Mall. A gente acha que entre o valor da venda, negociação com credores, juros que deixarão de ser pagos, é um valor muito expressivo. Se tirarmos os juros, a gente está falando em algo próximo a 400 milhões de reais. Se a gente somar os juros futuros que deixarão de ser pagos, a gente está falando em 700 milhões de reais num intervalo de tempo de três, quatro anos. O que a gente brinca aqui que a venda de um Diamond Mall permitirá que o Atlético possa ter, talvez, três ou quatro jogadores do nível do Hulk", disse Rafael Menin no dia da apresentação.
O documento enviado aos conselheiros traz algumas perguntas e respostas sobre a proposta. Confira abaixo algumas respostas:
Por que o Galo deve vender a outra metade do Diamond Mall? A situação financeira do clube requer ação imediata. Os juros e encargos das dívidas do passado custam mais de 50M ao ano e a expectativa é de aumento devido a conjuntura econômica com a elevação das taxas de juros. Com isso, mesmo com resultado operacional positivo, os custos das dívidas passadas prejudicam o fluxo de caixa e o resultado financeiro do Galo.
Como será o processo de venda (caso aprovada)? O plano de venda será elaborado pelo comitê e apresentado para conhecimento do Conselho. Somente após isso serão iniciadas as negociações e as propostas serão esclarecidas para o Conselho Deliberativo.
Qual será a destinação do dinheiro e o impacto da venda na saúde financeira do Galo? A arrecadação com a venda será destinada integralmente ao abatimento imediato das dívidas mais onerosas, ou seja, aquelas que geram despesas financeiras elevadas ao clube e as obrigações que podem incorrer em sanções esportivas da FIFA. Além disso, o dinheiro em caixa possibilita o processo de renegociação com outros credores e possibilita novos ganhos financeiros.
Qual o valor do Diamond Mall hoje? Os 49,9% estão registrados em R$350 milhões no ativo do clube. Mas é importante destacar que esse valor está sujeito a variações por conta de oscilações do mercado e também devido ao processo de valuation que será realizado para correta avaliação do ativo.