(Bruno Cantini / Atlético)
Fim do tabu. O Atlético goleou o Botafogo por 3 a 0, neste domingo (19), no estádio Nilton Santos, e quebrou o jejum de seis anos sem vencer o rival no Rio de Janeiro. (VEJA OS GOLS ABAIXO)
O Galo não vencia os cariocas, no Rio de Janeiro, desde novembro de 2012, quando fez 3 a 2, no Nilton Santos, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.
De quebra, o time alvinegro evitou que os rivais disparassem na tabela, e encerrou o primeiro turno na quinta colocação, com 33 pontos.
A vitória alvinegra foi construída no segundo tempo, com gols de Luan, Cazares e Tomás Andrade.
Mesmo sem ter balançado as redes, os meias Matheus Galdezani e Chará tiveram atuação destacada, e contribuíram decisivamente para que o time comandado por Thiago Larghi deixasse o Rio de Janeiro com três pontos na bagagem.
Na abertura do segundo turno, o Galo enfrenta o Vasco, na próxima quinta-feira (23), às 20hrs, no Independência.
Um dia antes, o Botafogo, vai à São Paulo enfrentar o Palmeiras, no Allianz Parque.
O jogo
Pressionado pelas vitórias de Internacional e Grêmio, concorrentes diretos pelas primeiras posições na tabela, o Atlético iniciou a partida contra o Botafogo tentando tomar a iniciativa das jogadas.
O Botafogo, por sua vez, também tentava levar perigo ao gol de Victor, o que deixou a primeira parte da partida bem movimentada.
A primeira chance clara do jogo veio dos pés de Ricardo Oliveira. Aos 18 minutos, o camisa 9 do Galo recebeu bom passe de Galdezani, saiu de frente para o gol, e bateu à esquerda, com muito perigo ao gol de Saulo.
Seis minutos depois a resposta dos donos da casa. Renatinho aproveitou cruzamento da esquerda, bateu de primeira, sem deixar a bola cair, exigindo boa defesa de Victor.
Aos 40, grande jogada de Chará. O baixinho colombiano avançou pela esquerda, driblou o zagueiro Carli, e serviu Ricardo Oliveira, que bateu à esquerda da meta botafoguense.
No último lance do primeiro tempo, Cazares cruzou pela esquerda, e encontrou Nathan, no meio da área. O camisa 23 cabeceou desequilibrado e a bola passou à direita da meta de Saulo.
Segundo tempo
Na mesma toada do primeiro tempo, os dois times protagonizaram um jogo aberto na segunda na etapa.
Aos 16, após bela trama do ataque do Galo, Galdezani serviu Luan, que, de frente para o gol, bate com categoria, no canto esquerdo de Saulo para abrir o placar. Foi o primeiro toque na bola do “menino maluquinho”, que havia acabado de substituir Nathan.
Doze minutos depois, Ricardo Oliveira recebeu passe de Chará dentro da área, finalizou cruzado, e Saulo defendeu com segurança.
O segundo gol alvinegro veio aos 35 minutos. Chará, de novo ele, roubou a bola no campo de defesa, avançou pela esquerda, e serviu Cazares, que de primeira, acertou o ângulo de Saulo, para ampliar o marcador.
A pá de cal veio aos 45 minutos. Tomás Andrade recebeu na entrada da área, e bateu com categoria, no canto direito, para fechar o placar no estádio Nilton Santos.
Aos 47, Ricardo Oliveira perdeu a chance de marcar o quarto. O centroavante alvinegro recebeu lançamento no campo de ataque, tentou encobrir o Saulo, mas o goleiro botafoguense conseguiu tocar na bola, evitando o gol de Oliveira.
FICHA TÉCNICA:
BOTAFOGO 0 X 3 ATLÉTICO
BOTAFOGO
Saulo; Luis Ricardo; Joel Carli, Igor Rabello e Moisés; Rodrigo Lindoso (Marcelo), Gustavo Bochecha (Brenner) e Leonardo Valência, Renatinho (Rodrigo Pimpão) e Luiz Fernando; Aguirre. Técnico: Zé Ricardo
ATLÉTICO
Victor; Emerson, Leonardo Silva, Iago Maidana e Fábio Santos; José Welison, Matheus Galdezani (Lucas Cândido) e Cazares (Tomás Andrade); Nathan (Luan), Yimmi Chará e Ricardo Oliveira. Técnico: Thiago Larghi
Gols: Luan, aos 16 minutos, Cazares, aos 35 minutos e Tomás Andrade, aos 45 minutos do segundo tempo
Cartão amarelo: Galdezani, Emerson, Victor e José Welison (Atlético); Rodrigo Pimpão e Luiz Fernando (Botafogo)
Público: 7.465 pagantes || 8.470 presentes
Renda: R$ 155.440,00
Motivo: 19ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro
Data e horário: domingo, 19 de agosto de 2018, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza (SP)
Auxiliares: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP)