Audi A6 é um sedã na medida para os mais exigentes

Sérgio Melo / Especial para Auto Papo
31/10/2015 às 08:29.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:17
 (Sérgio Melo)

(Sérgio Melo)

Existem automóveis que agradam, outros que agradam muito e, os pertencentes à mais elevada das categorias, que agradam completamente. Da mesma forma que a simples posse dos ingredientes, fogão e panelas não são garantem ao cozinheiro um prato saboroso, um bom carro não depende apenas de recursos modernos, potência e desempenho. O conjunto precisa ser harmônico e ter personalidade. Assim é o Audi A6, um exemplo de raro equilíbrio.
 
O interior é muito confortável para quem vai na frente e oferece generosa sobra de espaço para os joelhos no assento traseiro. Sob o capô, ao seu dispor, nada menos que 333 cavalos e 45 mkgf, que sobram em muito ao que o motorista precisa. Junte-se a isso uma inteligente tração integral e pneus 18 polegadas, que fazem o carro parecer colado ao chão, e o resultado será arrancadas rápidas como o salto de um felino e surpreendente aderência nas curvas.

No acabamento interno, materiais agradáveis ao toque, assentos em couro e metais escovados. O sistema multimídia com som “Hi-Fi” Bose possui comandos de voz para o controle do celular e GPS.

Mancadas
Mas faltam alguns itens. O ar-condicionado só tem duas zonas dianteiras. Quem vai atrás, muitas vezes o mais ilustre passageiro ou o “patrão”, não tem como escolher a temperatura ou a ventilação. Só o assento do motorista tem memória de preferências e não há assistentes eletrônicos comuns na categoria, como para estacionar, manter o veículo na faixa ou cobrir os pontos cegos dos retrovisores.

Na tecnologia, destaque para os sistemas de visão noturna por detecção de calor, que identifica pedestres ou animais na mais completa escuridão a até 300 metros e “Head Up Display” que projeta informações sobre velocidade, GPS e segurança à sua frente.

O que é?
Sedã executivo para cinco ocupantes.

Origem?
Neckarsulm - Alemanha

Quanto Custa?
R$ 335.190

Concorrentes
Apesar de marcantes diferenças, os mais próximos são o BMW 528 3.0 (foto abaixo) que custa R$ 309.514 e Mercedes E 250 VR4 por 333.370.

Como bebe?
Consumo médio de gasolina, 5,7 km/l na cidade e 11,7 na estrada.

Transmissão
Automática com sete marchas, dupla embreagem, comandos manuais por borboletas no volante e tração integral. Elogios para mudanças suaves e muito rápidas.

Desempenho
“Monstrinho”, anda muito! Velocidade final de 250 km/h limitada eletronicamente e aceleração de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos.

Segurança
“Mandou” bem nos últimos “crash tests” das mais conceituadas agências internacionais de segurança, com nota máxima na européia EuroNCAP e na americana IIHS. Tem air bags complementares laterais dianteiros e para as cabeças, controle de estabilidade, faróis em LEDs inteligentes que iluminam cada região da estrada de forma ideal, frenagem autônoma em situações de emergência, controlador de velocidade que mantém a distancia do carro da frente e controle de perfis de desempenho, entre muitos outros.

Pontos positivos:
Segurança
Conforto
Estilo

Pontos Negativos:
Ar-condicionado
Memória assentos
Faltam assistentes

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