Audi retoma produção no Brasil após 10 anos

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
14/10/2015 às 07:09.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:02
 (Audi/Divulgação)

(Audi/Divulgação)

A Audi voltou a produzir automóveis no Brasil após um hiato de 10 anos. E para marcar o retorno como fabricante, a marca das quatro argolas optou pelo A3 Sedan, que é feito na unidade da Volkswagen em São José dos Pinhais, de onde saiu de 1999 a 2005 o hatch A3 de primeira geração.

O modelo brasileiro chega com motores mais vigorosos e nova transmissão. A versão de entrada turbo TFSI 1.4 teve sua potência elevada de 122 cv para 150 cv, seguindo os passos do utilitário-esportivo (SUV) Q3. Já o bloco 1.8 de 180 cv, que equipa a versão mais sofisticada será aposentado para dar lugar ao popular TFSI 2.0 de 220 cv, na mesma configuração do Golf GTI.

Outra mudança foi no câmbio. A Audi substituiu a refinada caixa S tronic automatizada de dupla embreagem e sete marchas por uma transmissão automática de seis marchas convencional. No entanto, o modelo regrediu, ao substituir a suspensão traseira multilink pelo eixo de torção, na versão 1.4.

O próximo modelo a ser produzido no Paraná é o Q3, conforme afirmou ou executivo responsável pelo setor de compras da marca, Bernd Martens. “Assim como o A3 Sedan, também produziremos o Q3 em São José dos Pinhais e vamos adquirir localmente tantos componentes quanto possível”.

A única informação que a Audi não repassou foi o preço do A3 paranaense. Mas por ser mais potente e com modificações no conjunto mecânico em relação ao atual, é bem provável que haja uma alteração na etiqueta, para cima.

Por outro lado, o momento é bom para quem quiser abocanhar alguns descontos, uma vez que a marca deverá iniciar uma desova nas unidades importadas, para abrir terreno para a versão nacional.
 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por