(José Cruz/Arquivo/Agência Brasil)
Como parte do processo eleitoral deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realiza no sábado, 1º de outubro, audiência pública para a definição das urnas que serão auditadas no 1º turno das eleições. Em Minas Gerais, como informa o órgão, 10 equipamentos eletrônicos passarão pelo teste de autenticidade dos sistemas e outros 33 pelo teste de integridade, etapas que compõem a auditoria.
A audiência pública para a escolha das urnas será transmitida, ao vivo, pelo canal do Tribunal no Youtube, a partir das 7h. O evento acontece na Sala de Sessões do TRE-MG e será conduzido pela juíza auxiliar da Corregedoria do TRE, Roberta Rocha Fonseca, que preside a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica para as Eleições 2022.
As auditorias para os testes de integridade e autenticidade serão fiscalizadas por entidades, tais como os partidos políticos, Ministério Público, OAB, Polícia Federal e Forças Armadas, além da empresa de auditoria externa contratada pelo TSE.
O procedimento para a escolha das urnas envolve ainda a indicação por entidades fiscalizadoras e sorteio. As entidades que se habilitaram para acompanhar o procedimento do teste de integridade, por exemplo, poderão indicar até 27 urnas, e as demais serão sorteadas.
Saiba mais sobre os testes aqui.
Recolhimento das urnas
Segundo a proposta da Comissão de Auditoria, o estado foi dividido em oito regiões, com definição do número de urnas que serão auditadas em cada uma delas, de acordo com a representatividade eleitoral.
Definidas as urnas em cada região, por sorteio e/ou indicação das entidades participantes, dois aviões da Policia Militar farão o recolhimento delas no interior do estado. As urnas da capital e da região metropolitana serão buscadas por veículos da Justiça Eleitoral.