(Secretaria de Estado de Educação/Arquivo )
Milhares de estudantes da rede estadual de Minas Gerais retornam às aulas na próxima quinta-feira (7). De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), o ano letivo prosseguirá até o dia 13 de dezembro, quando terá fim o calendário escolar de 2019. As férias do meio do ano estão previstas para o período de 15 a 26 de julho. Confira outras datas de feriados e recessos:
Feriados nacionais:
- 5 de março;
- 19 de abril;
- 21 de abril;
- 1 de maio;
- 20 de junho;
- 7 de setembro;
- 12 de outubro;
- 2 de novembro;
- 15 de novembro.
Recessos (30 dias alternados durante o ano):
- 4 e 6 de março (Carnaval);
- 18 de abril;
- 2 e 3 de maio;
- 21 de junho;
- 15 a 26 de julho;
- 14 a 18 de outubro (Semana da Criança e do Professor);
- 19, 20, 23, 24, 26, 27, 30 e 31 de dezembro.
O calendário também prevê as atividades escolares dos alunos. Conforme resolução publicada no Diário Oficial, o período de 19 a 26 de junho será destinado às atividades da Semana Estadual de Prevenção às Drogas. Do dia 1º a 5 de julho deverão ser realizadas as atividades voltadas para o fortalecimento da cultura de prevenção de acidentes nas escolas e comunidade escolar. Já 21 de setembro será dia letivo para as atividades da “Virada Educação Minas Gerais”.
Além disso, o dia 23 de novembro (sábado) será letivo, destinado à realização de Feira de Ciências nas escolas estaduais de ensino fundamental e médio; da Mostra de Trabalhos realizados pela disciplina “Diversidade, Inclusão e Mundo do Trabalho (DIM)”, do ensino médio regular e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) noturno; “Diversidade, Inclusão e Formação para a Cidadania (DIC)”, da Educação de Jovens e Adultos do ensino fundamental noturno; e Mostra de Trabalhos dos estudantes dos Centros Estaduais de Educação Continuada (Cesec) e dos conservatórios de música.
O período de 18 a 22 de novembro será destinado às atividades da “Semana de Educação para a Vida” e o dia 7 de dezembro (sábado) será letivo destinado à realização de Assembleia Escolar para a Prestação de Contas da Gestão Escolar.
Carga horária
De acordo com o Estado, a elaboração do Calendário Escolar 2019 prevê, ainda, no mínimo de 200 dias letivos e carga horária de 800 horas para os anos iniciais do ensino fundamental e ensino médio noturno, e 833 horas e 20 minutos para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio diurno.