(Luiz Costa)
O uso de ferramentas online por quem busca uma recolocação no mercado de trabalho ou o primeiro emprego já é uma realidade para a maior parte da população brasileira. Levantamento feito pela empresa de recrutamento e seleção Catho mostrou que 51,7% dos entrevistados recorreu a algum site para ser contratado. No Sudeste, a média é ainda maior: 54,4%. Seguindo essa tendência, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG) estão em processo de convergência de seus Bancos de Oportunidades e de Emprego, respectivamente. A partir de terça-feira, o portal Rede de Carreiras será lançado oficialmente como canal único para empresas com vagas em aberto e candidatos à procura delas. “Antes, as vagas eram muito direcionadas aos cursos de formação do Senac, que envolvem, principalmente, o eixo da gastronomia e o segmento de beleza. O grande desafio do novo portal será criar oportunidades para todas as áreas”, afirma o gerente de Projetos do Rede de Carreiras, Ricardo Gabriel Marques. Perspectiva O serviço será gratuito e deverá abranger todo o Estado. Durante os cinco primeiros meses, o trabalho de divulgação da nova plataforma será direcionado, sobretudo, às redes sociais mais utilizadas pelos usuários, já que o público-alvo são os internautas – embora o sistema Fecomércio MG também disponibilize atendimento presencial. De acordo com Marques, a expectativa é de que o portal tenha grande adesão. Indício disso é o grande número de pessoas interessadas, mesmo antes do lançamento. Em fase experimental de operação desde o último dia 14, várias empresas e candidatos já se cadastraram na plataforma. “Estamos acreditando muito no Rede e a equipe sente-se satisfeita com o cunho social dele, principalmente, por promover a possibilidade do primeiro emprego, do pai de família desempregado encontrar uma oportunidade. Agora, vamos trabalhar duro para que possamos promover uma ferramenta capaz de auxiliar pessoas e empresas”, diz o gerente de Projetos. Segundo Marques, o trabalho começou a ser desenvolvido no início do ano passado, a partir de uma proposta de unificação da superintendência educacional do Senac. Somente em 2013, foram realizados 63 mil atendimentos a alunos e ex-alunos da entidade. A proposta, agora, é alavancar o mercado de trabalho no comércio de bens, serviços e turismo, que reúne 711 mil estabelecimentos em Minas. “O Rede vai facilitar muito a vida das pessoas e otimizar o trabalho da nossa equipe”, afirma Marques.