(AFP PHOTO/POOL/RJ SANGOSTI)
Os promotores do Colorado indiciaram James Holmes com 24 acusações de assassinato e 116 acusações de tentativa de assassinato nesta segunda-feira, na pior tragédia envolvendo um tiroteio na história dos Estados Unidos.
Doze pessoas foram mortas e 58 ficaram feridas quando Holmes invadiu um cinema da cidade de Aurora durante a exibição do terceiro capítulo da saga Batman e começou a disparar aleatoriamente. Para cada uma das 12 vítimas que morreram, Holmes foi indiciado duas vezes: por homicídio em primeiro grau e outro em segundo grau "com indiferença depravada". Também recebeu uma acusação por porte de explosivos.
Promotores disseram que serão necessárias várias semanas para decidir se pedirão a pena de morte. O longo processo exigirá a presença das testemunhas no tribunal e isso poderá ser psicologicamente devastador.
Ao todo, a Justiça apresentou 142 acusações formais contra Holmes. Analistas jurídicos ouvidos pela AP, o caso deve girar principalmente em torno do estado mental do réu. Holmes está preso sem direito a fiança e é mantido em uma cela isolado, como forma de proteger sua segurança.