(Simrik Air/AFP)
KATMANDU - Nove alpinistas, incluindo europeus, morreram em uma avalanche no sábado (22) em uma das montanhas do Himalaia nepalês, anunciou neste domingo (23) a polícia local. Um grupo de franceses, alemães e italianos estava quase no topo da Manaslu (8.156 metros) quando aconteceu a avalanche, na noite de sábado.
Nove corpos foram recuperados, incluindo o de um sherpa e de um montanhista alemão, segundo fontes oficiais. Os outros sete corpos ainda passam pelo processo de identificação.
"Vinte e cinco alpinistas que partiram para o ataque ao topo da Manaslu foram afetados pela avalanche. Treze pessoas foram resgatadas com vida e cinco enviadas de avião para Katmandu", afirmou uma fonte policial.
Oito sobreviventes permanecem no acampamento base. As condições meteorológicas impedem o voo dos helicópteros. As autoridades ainda tentam confirmar o número exato de alpinistas presentes no momento do acidente para ter um balanço exato das vítimas. A Manaslu é a oitava montanha na lista das maiores do mundo e é considerada a mais perigosa.