Avança a produção integrada de banana no Norte de Minas

Jornal O Norte
06/03/2008 às 09:24.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:27

O Norte de Minas Gerais tornou-se conhecido como uma das mais importantes regiões produtoras de banana ‘prata anã’ do Brasil, contando com cerca de 8 mil hectares dessa variedade. A região passou por momentos de euforia na atividade com a incorporação constante de novas áreas, novos produtores até atingir a maturidade, onde a euforia dá lugar ao profissionalismo e a busca da sustentabilidade na atividade.

Neste cenário insere-se a PIF – produção integrada de frutas, cujo objetivo é adequar o sistema de produção de banana às normas técnicas da entidade, buscando a garantia de mercado (interno ou externo), mediante a prática de um sistema de cultivo economicamente rentável, ambientalmente sustentável e socialmente justo.

A Abanorte – associação dos Fruticultores do Norte de Minas – propôs o início do sistema em 2004, no Norte de Minas, com coordenação da Embrapa Mandioca e Fruticultura e da Epamig - empresa de pesquisa Agropecuária - sendo implantado em seis propriedades, localizadas nos municípios de Nova Porteirinha, Montes Claros, Jaíba, Matias Cardoso e Pedras de Maria da Cruz, nas quais foram trabalhadas parcelas de áreas variáveis, que serviram de modelo para expansão ao restante dessas propriedades e a outros produtores.

Atualmente, o sistema de produção integrada de banana saltou de 43,25 ha para 1.348 ha em 2007, e, em 2008, já são 1.543 ha totalizando 22 propriedades. Para consolidar a nova etapa das ações do PIF em 2008, a Abanorte firmou convênio com a Epamig para a cessão de um agrônomo especialista neste sistema de produção, que realizará visitas às fazendas e será o coordenador das atividades do PIF.

Caberá ao agrônomo Antônio Cláudio Costa coordenar o PIF-Banana no Norte de Minas. – Essa parceria permitirá que os produtores se aproximem estreitamente da pesquisa, apresentando suas demandas e acessando as tecnologias desenvolvidas por pesquisadores altamente especializados – disse Antônio Cláudio, especializado em entomologia e com larga experiência em auditorias na cultura da maçã, nas cidades de Fraiburgo e São Joaquim, no Estado de Santa Catarina, região considerada a mais desenvolvida na área de produção integrada de frutas no Brasil.

O sistema de Produção Integrada de Frutas (PIF) é uma inovação tecnológica e organizacional na fruticultura brasileira e iniciou no Brasil com a cadeia produtiva da maçã. ( Com informações Abanorte)

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por