Comunicado foi emitido pela Defesa Civil da capital
Motoristas que passam pela avenida Cristiano Machado, com Sebastião de Brito, na altura do bairro Dona Clara, região da Pampulha, devem redobrar a atenção. As fortes chuvas que atingem a capital desde a madrugada deste domingo (22) provocaram alagamentos na via, que está fechada para o trânsito.
As informações foram dadas pela Defesa Civil. Segundo órgão, os protocolos de bloqueio foram acionados para garantir a segurança de motoristas e pedestres.
"Cristiano Machado está bloqueada desde as 6h50 como medida preventiva devido ao transbordamento do córrego Pampulha, no encontro com o córrego Onça, causado pelo grande volume de chuva", informou a Defesa Civil.
Além disso, está em vigência um alerta de risco geológico forte, que indica perigo de desabamento ou deslizamento de terra provocados pelo solo encharcado de água. O comunicado, também da Defesa Civil, vale para todas as regiões da capital.
A previsão de novas chuvas nas próximas horas aumenta o risco. O alerta é válido, pelo menos, até esta segunda-feira (23). A população deve ficar atenta ao grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.
Quem observar algum destes sinais deve imediatamente do imóvel e ligar para a Defesa Civil (199). Em caso de emergência, o contato deve ser feito com o Corpo de Bombeiros.
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, Facebook, X e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.
Leia mais: