(Lucas Prates )
Com força-tarefa montada e plano de enfrentamento engatilhado, as autoridades municipais e estaduais para tratar da chuva em Belo Horizonte e Região Metropolitana também colocam nas mãos da população os cuidados necessários e precauções para evitar tragédias durante o período chuvoso.
A primeira recomendação é evitar os pontos onde, historicamente, ocorrem inundações, transbordamentos e enchentes. Quem explica é o tenente-coronel Flávio Godinho, coordenador da Defesa Civil Estadual.
"Tendo em vista essa possibilidade de chuva na sexta, a gente recomenda que as pessoas evitem aqueles locais onde já sabemos que ocorrem inundações, como a Teresa Cristina, a Vilarinho. Por exemplo, se a pessoa tem um médico marcado para os próximos dias naquela região, remarque e vá outro dia. Não procurem estes locais para deslocamento", alerta.
Além, disso, ele reitera as recomendações habituais para os dias de chuva: nunca se abrigar ou estacionar carros embaixo de árvores, não atravessar em ruas alagoas, evitar trafegar em áreas de inundação.
"Porque pode ter ali bueiros ou galerias abertas que a pessoa não vai ver por causa da água e acabar sendo puxada quando passar. Além disso, se você mora em áreas sujeitas a inundações, tente colocar os seus móveis e alimentos em níveis mais altos para não perder estes materiais em casos de alagamento ou inundação. Tire os eletrodomésticos da tomada e nunca fique próximo a cabeamentos de energia", explica.
O subsecretário de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte coronel Waldir Figueiredo Vieira complementa as orientações lembrando que neste período a atenção deve ser redobrada quanto aos riscos não só de alagamentos e inundações, mas também geológicos, como desabamento de moradias, quedas de muros e encostas etc.
"Se você observa estalos, trincas em estruturas, carreamento de barro, inclinações, rachaduras que não existiam antes ou que aumentaram, não permaneça próximo a estas áreas. Em caso de desastre, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo 193 e a Defesa Civil pelo 199. Além disso, respeito os bloqueios de vias", conclui.
Ainda conforme a Defesa Civil municipal, a capital tem nove pontos históricos de inundação e vias que devem ser evitadas durante o período chuvoso. São elas:
- Avenida Vilarinho com rua Doutor Álvaro Camargos.
- Avenida Heráclito Mourão de Miranda com avenida Clóvis Salgado.
- Avenida Bernardo Vasconcelos com avenida Cristiano Machado.
- Rua Pitangui com avenida Silviano Brandão.
- Avenida Cristiano Machado, entre os bairros Primeiro de Maio e Suzana, com avenida Sebastião de Brito.
- Avenida Tereza Cristina com avenida Palestina.
- Avenida Silva Lobo com avenida Barão Homem de Melo.
- Avenida Francisco Sá com rua Erê.
- Avenida Prudente de Morais com rua Joaquim Murtinho.
Veja também, no mapa abaixo, os pontos de alagamento:Hoje em Dia / N/A
Leia mais: