(HÉLVIO ROMERO/ESTADÃO CONTEÚDO)
SÃO PAULO – O avião cargueiro MD-11, da companhia norte-americana Centurion, foi retirado no final da tarde desta segunda-feira (15) da pista do Aeroporto Internacional de Campinas (Viracopos). O avião que quebrou durante um pouso no último sábado (13) estava impedindo o uso da pista. A demora para a remoção, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), decorreu da complexidade da operação, já que a aeronave danificada pesa 130 toneladas e tem 19 toneladas de combustível.
Segundo a Infraero, a pista será liberada somente após uma avaliação técnica das condições do pavimento. Foram cancelados mais de 400 voos previstos para pousar ou decolar do aeroporto desde a noite de sábado, quando houve o incidente.
De acordo com a Azul Linhas Aéreas, companhia aérea que responde por cerca de 85% das operações em Viracopos, o incidente forçou o cancelamento de mais de 450 voos da empresa, programados até as 17 horas de hoje. A companhia pede que os passageiros, antes de irem ao aeroporto, verifiquem no site da empresa se o voo não foi cancelado. Em caso positivo, o passageiro deverá entrar em contato com a companhia aérea.
A Infraero e a Centurion iniciaram os trabalhos de remoção da aeronave da pista ainda na noite de sábado. A empresa norte-americana passou a manhã de domingo (14) fazendo a retirada da carga de 67 toneladas de componentes eletrônicos.