Quer mais um bom motivo para incluir o azeite na sua alimentação? Faz bem ao coração!
O azeite traz amplos benefícios para a saúde e um deles é ser um alimento que auxilia na diminuição do colesterol ruim (LDL) e elevação do colesterol bom, o (HDL), devido aos ácidos graxos que possui, como ômegas 3,6 e 9. Segundo recentes estudos publicados pelo British Journal of Nutrition, adicionar duas colheres de sopa de azeite de oliva por dia à alimentação não só abaixa os níveis de colesterol ruim como também é capaz de prevenir distúrbios crônicos como Alzheimer e câncer.
O azeite é rico em gordura monoinsaturada e antioxidantes – chamados fenóis – que previnem o acúmulo do colesterol nas paredes das artérias. Além disso, é rico em vitaminas A, D, K e E, essa última importante antioxidante, capaz de proteger células sadias contra radicais livres e assim retardar o aparecimento de doenças degenerativas.
E os benefícios não param por aí: o azeite ajuda na imunidade e os antioxidantes presentes nele ajudam a evitar o envelhecimento precoce da pele. Uma dieta em que haja o consumo regular de azeite protege os ossos, possui efeito analgésico, graças ao poder anti-inflamatório, sendo considerado em um estudo feito pelas universidades da Pensilvânia e de Ciências da Filadélfia (EUA), mais eficaz que o Ibuprofeno no tratamento de dor, especialmente (atenção, mulheres!!!) da cólica menstrual.
A boa notícia também é que o azeite de oliva contribui para a redução da gordura abdominal (adeus, gordurinhas indesejáveis!) devido ao alto poder de saciedade. Lembrando que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a medida da circunferência abdominal deve ser de até 102 cm para homens e de até 88 cm para as mulheres.
As gorduras insaturadas presentes nele estabilizam os níveis de glicose e o azeite ainda desacelera a digestão, ajudando que os carboidratos ingeridos sejam convertidos em açúcar lentamente no sangue, ajudando a evitar os picos de glicose, o que contribui para combater o diabetes. Mas, cuidado, como toda gordura, ele é rico em calorias – 90 por cada colher de sopa – e o excesso não traz vantagens adicionais. Combinando dieta balanceada e a prática regular de exercícios físicos ao consumo diário de duas colheres de sopa, como indicam especialistas, você irá aproveitar vários benefícios desse alimento.