Balanço da votação

30/10/2018 às 07:05.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:30

Jair Bolsonaro é eleito presidente do Brasil com 55,15% dos votos válidos. Seu oponente, Fernando Haddad (PT), ficou com 44,85%. Bolsonaro ganhou em 15 estados e no Distrito Federal, enquanto Haddad liderou em 11 estados. Bolsonaro venceu no Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e em São Paulo.
 
Queda do PT
A diferença de votos entre Bolsonaro e Haddad é semelhante à da vitória de Dilma Rousseff (PT) sobre José Serra (PSDB) em 2010 e sela o pior desempenho do PT desde 1998, quando o partido foi derrotado ainda no primeiro turno.
 
Governo decente
Em discurso após ser eleito o 42º presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL) afirmou que o que aconteceu no domingo foi “a celebração de um país pela liberdade” e se comprometeu a entregar um “governo decente”. “Nosso governo será formado por pessoas que tenham o mesmo propósito de cada um que me ouve nesse momento, o propósito de transformar o Brasil em uma grande, livre e próspera nação”, disse. Bolsonaro afirmou que seu governo dará condições para que “todos cresçam”.
 
Novo líder
Em seu discurso após a derrota nas eleições presidenciais de 2018, Fernando Haddad (PT) pediu, em um tom emotivo, “coragem” a uma plateia formada por militantes e políticos aliados e colocando a sua “vida à disposição desse país”. “Não tenham medo. Nós estaremos aqui, nós abraçaremos a causa de vocês. A vida é feita de coragem”, disse o petista, pouco depois de citar as eleições presidenciais de 2022, projetando-se para liderar o PT após o pleito deste domingo.
 
Novo presidente
Capitão da reserva, Jair Messias Bolsonaro será o primeiro político saído do Exército a assumir o comando do país desde 15 de março de 1985, quando o general João Baptista Figueiredo deixou a Presidência para dar lugar ao advogado José Sarney. Bolsonaro nasceu em Campinas (SP), mas foi criado na cidade de Eldorado, a 243 quilômetros de São Paulo. Formou-se em 1977 na Academia Militar das Agulhas Negras (RJ) e chegou à patente intermediária de capitão. Em 1988, foi para a reserva, após ter sido eleito vereador no Rio de Janeiro.
 
Onda Bolsonaro
Como político, Bolsonaro dedicou os últimos 27 anos à vida parlamentar, tendo apresentado, no período, 162 projetos e aprovado apenas dois. Ele é o primeiro presidente eleito fora da polarização entre PSDB e PT que marcava a corrida presidencial desde 1994 e já passou por oito partidos.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por