O líder da bancada mineira na Câmara dos Deputados, Fábio Ramalho (PMDB), disse que os deputados federais do estado, junto aos eleitos pelo Pará, vão pleitear ao presidente Michel Temer a edição de um Medida Provisória com uma “nova CFEM (Compensação Financeira pela Exploração dos Recursos Minerais). A articulação também contará com a presença de senadores dois dois estados, que devem se unir para tentar discutir a proposta com o governo federal.
“Hoje o que se recebe (com a CFEM) é muito pequeno. Reunimos na semana passada a bancada mineira com a bancada do Pará e vamos exigir uma Medida Provisória com uma nova Cfem, passando de 1% para 4%”, declarou o deputado federal Ramalho.
Ele ainda explicou que a intenção é formatar o projeto nos próximos 15 dias e começar a recolher as assinaturas dos paralamentares do Congresso para tratar essa questão dos royalts do minério. Minas e Pará estão entre os maiores produtores do mineral no país. “No mínimo os valores têm que ser triplicados. Não aceitamos menos que isso”, completou Ramalho.
Colaborou Paula Coura