Banda De-Phazz é atração do festival Alemanha Groove

Jotabê Medeiros
07/06/2013 às 11:42.
Atualizado em 20/11/2021 às 18:55

Expoente do nu jazz (ou new jazz, gênero que mescla eletrônica, soul, jazz e pop surgido em meados dos anos 1990), o De-Phazz também foi um dos pioneiros no gueto do drum and bass, ao lançar o disco "De-Tunized Gravity", em 1997. Portanto, a banda alemã de Heidelberg chega ao Brasil pela primeira vez com 16 anos de atraso. O grupo é destaque da programação do festival Alemanha Groove, e toca esta noite no Sesc Pompeia, em jornada que começa às 20h30 (ao lado de DJ Gardener of Delights e Bahama Soul Club).

Balanço, suingue, bossa, vozes femininas que parecem vir da era dourada do jazz, trompetes, percussão caribenha, inflexões de soul music, apelo irresistível à dança. O inventor desse sound system é o alemão Pit Baumgartner, de 55 anos, que falou na semana passada à reportagem sobre sua primeira vez no Brasil. "O Brasil sempre foi muito inspirador para mim. Os grooves da bossa nova estão presentes em todo meu trabalho. Mas só agora que passei dos 50 anos é que consigo realizar meu sonho de vir tocar aqui", disse Baumgartner. "Até hoje, foi uma viagem somente na minha imaginação, um desejo que habitava minha mente. Eu não conhecia o Brasil, mas sempre amei misturar coisas que não parecem ter sido feitas exatamente para ser misturadas, como a bossa nova e a eletrônica. Com as novas ferramentas eletrônicas, isso me foi possibilitado".

Em faixas matadoras como Hell Alright, o De-Phazz funde até bossa com mambo, e tudo se encaixa perfeitamente. "Por que não viemos mais cedo? Porque os promotores não tinham interesse. Era muito caro cruzar o oceano, ninguém estava interessado. Não era uma música para encher estádios. Mas isso mudou, por isso estamos aqui", disse o músico.

Baumgartner diz que há, de fato, um parentesco entre o que faz o De-Phazz e bandas de acid jazz como Incognito, Digable Planets, Jazzmatazz, A Tribe Called Quest. "Categorias são para críticos, não funcionam para músicos. Músicos não falam em termo de evolucionismo, apenas fazem o que fazem. Se você vê coisas parecidas com o que fazemos, pode estar certo. Não sou a melhor pessoa para afirmar isso. O que posso dizer é que, para a gente, originalidade e humor são duas coisas muito importantes na nossa criação".

Festival - O De-Phazz é o grande nome do festival Alemanha Groove, que começou na quarta-feira. Mas não é o único: além do grupo alemão, vão se apresentar Tape Five, Club Des Belugas, Brenda Boykin, Bebo Best e Bahama Soul Club. Toda noite terá a participação de um DJ na abertura e no intervalo dos shows. São eles: DJane Lady Smiles, DJ Gardener of Delights e DJ Detlef. No domingo, haverá uma noite especial exclusivamente com os DJs, acompanhados por percussão e sax. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

ALEMANHA GROOVE
Sesc Pompeia - Choperia (Rua Clélia, 93). Telefone (011) 3871-7700. Sexta e sábado, às 20h30; dom., às 18 h. R$ 6/ R$ 24.
http://www.estadao.com.br

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por