(MARCELLO CASAL JR/Agência Brasil)
A elevação das queixas sobre serviços de banda larga fixa (a Internet doméstica e empresarial) ultrapassou, em 2019, em todo o país, a alta das ocorrências registradas quanto à telefonia móvel (celulares), segundo balanço divulgado nesta terça-feira pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Os números totais de reclamações sobre todos os serviços (telefone fixo e móvel, banda larga e TV por assinatura) também cresceram sobre 2018, segundo a Anatel: 1,28% a mais, em relação ao registrado no exercício anterior.
Segundo a agência, no balanço global, o Brasil fechou 2019 com 308,6 milhões de acessos aos diferentes serviços de telecomunicações, dos quais 32,56 milhões foram do serviço de banda larga fixa - crescimento de 4,30% no ano.
Tal serviço foi o que teve a maior variação no percentual de reclamações, com um crescimento de 15,68% no número de queixas, na comparação com o apurado em 2018. No total, foram registradas 580.680 ocorrências, quase 80 mil a mais do que em 2018.
Já o serviço de telefonia móvel pós-paga, campeão de queixas em 2018, com 973 mil registros, teve o maior número de reclamações. Em 2019, foram 1.043.533, o que representou elevação de 7,16%.
Nos demais serviços, o relatório mostra que o volume de reclamações acompanhou de perto o crescimento ou a queda no número de consumidores - o que, segundo a Anatel, sugere estabilização de reclamações após as quedas consecutivas desde 2015.
No serviço celular pré-pago foram registradas 377 mil queixas, contra 400 mil em 2018, uma redução de 5,75%. Na telefonia a redução foi ainda maior, de 10,01%, com 595 mil, contra 661 mil, em 2018. Na TV por assinatura a redução no número de reclamações foi 4,37%, com 383 mil registrados em 2018 e 366 mil em 2019.
"Questões relacionadas à cobrança e ao crédito pré-pago foram os maiores motivadores de registros: cerca de 1,24 milhão em 2019, ou 42% do total das reclamações. Reclamações envolvendo a qualidade e o funcionamento dos serviços, por outro lado, sofreram redução significativa, de quase 10% em números absolutos, ou 53 mil. Em 2019, reclamações sobre qualidade e funcionamento corresponderam a 16% das queixas registradas na Anatel, contra 18% no ano anterior", disse a empresa.
De acordo com a agência, os consumidores podem registrar reclamações contra prestadoras de telecomunicações por meio do site; do aplicativo gratuito para celulares Anatel Consumidor e da Central de Atendimento Telefônico, que atende gratuitamente de 8h às 20h nos dias úteis no número 1331.
(Com Agência Brasil)