Barack Obama será reeleito oficialmente nesta segunda-feira

AFP
17/12/2012 às 15:31.
Atualizado em 21/11/2021 às 19:41
 (Mandel Ngan/AFP)

(Mandel Ngan/AFP)

WASHINGTON - Trata-se de uma formalidade que passa quase desapercebida, mas o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, será oficialmente reeleito nesta segunda-feira (17), em votação do colégio eleitoral, já que a eleição presidencial americana é indireta.

Em cada um dos 50 estados do país, assim como na capital, Washington, os 538 grandes eleitores escolhidos pelos americanos em 6 de novembro se reúnem nesta segunda-feira para realizar o voto formal da presidência e da vice-presidência.

Barack Obama conquistou 332 grandes eleitores, contra os 206 do republicano Mitt Romney. A quantidade de grandes eleitores de cada estado depende de sua população. Em quase a metade dos estados, os grandes eleitores são legalmente obrigados a votar pelo candidato que representam, mas na outra metade, na qual não estão sujeitos a esta obrigação, é extremamente raro que um grande mude de candidato ou se abstenha.

Os estados têm até 26 de dezembro para apresentar os resultados de suas votações ao presidente do Senado americano, posto ocupado pelo vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e aos arquivos nacionais.

No entanto, apenas no 6 de janeiro será proclamada oficialmente a vitória de Barack Obama e de seu vice-presidente, Joe Biden, durante uma sessão conjunta no Congresso.

Finalmente, Barack Obama será reempossado como presidente no dia 20 de janeiro em uma cerimônia privada, e no dia 21, durante uma imensa cerimônia pública ao ar livre, aos pés do Capitólio, em Washington.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por