Foi confirmada nesta sexta-feira (17) pela Secretaria de Saúde de Belo Horizonte a terceira morte de macaco por febre amarela na cidade, após a realização de exame laboratorial.
Segundo a SMS, o animal foi encontrado na Região Centro-Sul. Só este ano, 22 macacos foram encontrados mortos na cidade e tiveram exames recolhidos e enviados para análise em laboratório de referência. Três dos testes deram resultado positivo para a doença. São animais encontrados nas Regiões de Venda Nova, Oeste e agora Centro-Sul. Já o exame do animal encontrado no Parque das Mangabeiras teve resultado negativo. E os demais casos seguem pendentes.
Mas, de acordo com a SMSA, sempre que um macaco é encontrato morto, ações de proteção da população já são reforçadas, mesmo antes do resultado do exame comprovar ou não a doença.
Neste sábado (18), agentes de saúde vão visitar moradores das regiões Leste e Nordeste de Belo Horizonte, onde froam encontrados mortos, mas que ainda não tiveram resultado comprovando a doença. A ideia é identificar pessoas que ainda não receberam a vacina contra a Febre Amarela. Além disso, vão ser intensificadas ações de borrifação e ampliação de cobertura vacinal.
A SMSA informou que a população tem acesso à vacina contra a Febre Amarela nos 152 Centros de Saúde e nas unidades conveniadas: Sesc Saúde São Francisco, Sesc Tupinambás, Hospital Militar, IPSEMG e Abertta Saúde. Além dos 5 postos extras de vacinação.
Confira os endereços dos 5 postos extras de vacinação:
Leia mais:
Sobe para 117 o número de mortes por febre amarela em Minas
Após morte de macacos, agentes visitam casas em busca de não vacinados contra febre amarela em BH
São Paulo registra 8ª morte por febre amarela, a 3ª de transmissão local