(Fernando Frazão / Agência Brasil)
No próximo dia 26, acontece em Belo Horizonte e outras cinco cidades de Minas Gerais o Dia C – Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Na capital mineira os atendimentos serão feitos no Hospital das Clínicas e na Santa Casa, de 9 às 15 horas, por ordem de chegada dos pacientes.
As consultas preventivas e exames para diagnóstico são gratuitos e marcam o início do “Dezembro Laranja”, mês símbolo do combate ao câncer de pele, que tem o objetivo de alertar a população. Além disso, estão previstas atividades educativas sobre a fotoproteção e dicas de como identificar a doença.
Além de Belo Horizonte, o mutirão será realizado em outras cidades de Minas, como Juiz de Fora e Montes Claros. Os outros postos de atendimento são: Hospital Universitário da UFJF e Hospital Universitário e Maternidade “Therezinha de Jesus” da Faculdade Suprema, em Juiz de Fora; Núcleo de Atenção à Saúde e de Práticas Profissionalizantes, em Montes Claros; Ambulatório Dr. Plínio do Prado Coutinho, em Alfenas; Hospital Imaculada Conceição, em Curvelo; e Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba.
O câncer de pele
O câncer de pele pode se manifestar tanto como uma pinta ou mancha mais escura, quanto como uma ferida que não cicatriza. Ao suspeitar de uma lesão, o paciente deve procurar um dermatologista imediatamente.
Além disso, é importante sempre usar o protetor solar, mesmo em dias frios e nublados, reaplciando o produto a cada quatro horas no dia a dia, e a cada duas horas caso a exposição solar seja maior.
Mas, para ajudar na identificação, alguns sintomas podem ser observados. É a “regra do ABCDE”. Confira:
A) lesão assimétrica
B) bordas irregulares
C) alteração de cor
D) diâmetro maior que 6 mm
E) evolução ou modificação da lesão
A campanha
Desde 1999, quando cfoi implantada pela primeira vez, a campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia já atingiu mais de 500 mil pessoas.
Em dezembro de 2009, a SBD recebeu a certificação do Guinness World of Records, por ter promovido a maior campanha médica do mundo realizada em um único dia, e a maior campanha mundial de prevenção ao câncer da pele, com mais de 34 mil atendimentos em diferentes regiões do Brasil.
Leia mais:
Novembro Azul: Câncer de próstata é segunda maior causa de morte oncológica em homens
Ferida persistente na boca pode ir além de uma simples afta e até matar
Estudo mostra danos causados pelo cigarro no DNA
Imunização dos homens contra HPV ajuda na prevenção do câncer nas mulheres