(Bentley/Divulgação)
A Bentley sempre foi uma marca aristocrática. Seus carros de luxo são construídos para atender aos desejos dos endinheirados britânicos e até mesmo a realeza. Mas há marca também conta com suas pitadas de rebeldia.
Um deles é o anarquista Flying Spur Speed, versão furiosa de seu requintado sedã. Equipado com o poderoso motor Volkswagen W12 biturbo 6.0 de 635 cv e 90 kgfm de torque.
Esse supercarro com silhueta de sedã executivo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 333 km/h. São números tão absurdos que ele pede passagem para esportivos natos de marcas como Ferrari, Lamborghini e McLaren.
O conjunto mecânico desse Bentley é complementado por uma caixa ZF de oito marchas e tração integral. No entanto, ele conta com sistema de condução esportiva, que pode direcionar quase 80 do torque para as rodas traseiras.
E por falar em rodas, o Flying Spur Speed é calçado com “jantes” de 22 polegadas, que abrigam imensos discos de 420 mm, para dar conta de frear esse gigante de 2,4 toneladas.
Além das rodas, o visual desse sedã é evidenciado pelos para-choques exclusivos, suspensão rebaixada, kit aerodinâmico (com spoilers e sais laterais), teto pintado em preto. A tonalidade se repete nos adereços como frisos, grade e até nas molduras do faróis. Nada de cromados e outras coisas chiques.
Por dentro, ele preserva a sofisticação da marca, mas com acabamento mais esportivo. Nada de apliques em madeira. Os bancos são de couro e a tapeçaria é impecável. Os apliques combinam elementos em alumínio, e peças de acabamento em Black Piano, seguindo o mesmo padrão dos adornos externos.
O modelo ainda conta com quadro de instrumentos digital, multimídia (escamoteável), climatização individual, assistentes de condução, bancos traseiros reclináveis e tudo mais que todo aristocrata, por mais rebelde que ele seja, ainda não é capaz de abrir mão.
E quanto vale o show? Nos Estados Unidos, o Bentley Flying Spur Speed será vendido por nada modestos US$ 200 mil, (R$ 1.040.000), segundo as publicações especializadas. Por aqui, o modelo não desembarcaria por menos de R$ 4 milhões.