(Juliana Baeta )
O primeiro fim de semana do ano deve ser de muita chuva em Belo Horizonte e Região Metropolitana, segundo a meteorologia. A situação exige atenção, já que a previsão é de pancadas de chuvas fortes acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento. A Defesa Civil municipal emitiu um alerta para a possibilidade de precipitações com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h, válido até as 8h de sábado (4).
Segundo o meteorologista Cleber Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o céu, nesta sexta-feira (3), é nublado, o que faz com que o calor seja amenizado. Por isso, a tendência é a temperatura cair ao longo dos dias. A temperatura mínima registrada nesta sexta em BH é de 18°C e, a máxima, de 27°. Até domingo (5), estes índices devem chegar a 17°C e 24°C, respectivamente.
Isso se deve a chegada de uma frente fria que está passando lentamente pela região Sudeste, tendo chegado a Minas Gerais nessa quarta-feira (2). Ela deve atuar pelo menos até a segunda-feira (6).
O período chuvoso demanda cuidado, especialmente em relação a deslizamentos de terra, já que, o solo constantemente encharcado favorece esse tipo de ocorrência.
Chuvas fortes são comuns no verão, especialmente nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, sendo que a concentração maior de precipitações acontece justamente a partir do início deste ano até o dia 15 de janeiro.
Veja, abaixo, as recomendações da Defesa Civil de Belo Horizonte em caso de chuvas fortes:
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
⠀
- Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
⠀
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
⠀
- Atenção especial em áreas de encostas e morros.
⠀
- Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
⠀
- Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
⠀
- Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.
Leia mais: