A previsão é válida para esta terça-feira (3)
(Reprodução/ BHTrans )
Com a previsão de chuvas fortes, Belo Horizonte e toda a região metropolitana têm alerta de possibilidade de ocorrência de alagamentos urbanos e inundações bruscas em rios e córregos localizados em áreas urbanizadas, nesta terça-feira (3).
Além disso, há probabilidade de deslizamentos de terra pontuais em taludes de corte e aterro, incluindo “quedas de barreira” à margem de rodovias, devido aos acumulados de chuva já registrados nas últimas 36 horas e a previsão de chuva na forma de pancadas, que podem ser localmente mais intensas.
As informações são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Ambos os alertas também atingem o Vale do Rio Doce.
Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geológicos atuais somados à previsão de chuva. (Cemaden)
Prevenção
Belo Horizonte lançou nesta segunda-feira (2) o Grupo de Gestão de Risco e Desastres (GGRD). O comitê será responsável por monitorar os efeitos das precipitações na capital e definir medidas emergenciais.
Muitos desastres comuns em época de chuvas intensas podem ser evitados com a colaboração da população, segundo a Defesa Civil de Belo Horizonte. Além de cuidados com o próprio lixo, os cidadãos devem ficar atentos aos alertas e obedecer as orientações repassadas pelo órgão nos dias com maior volume de chuva. As medidas de prevenção evitam a perda de vidas e de bens materiais.
* Estagiária sob supervisão de Angel Drumond