(Valéria Marques/Hoje em Dia)
O uso de máscaras em locais fechados continuará sendo obrigatório em Belo Horizonte até o dia 15 de agosto. A prorrogação da medida foi tomada após reunião entre o Grupo Técnico da Secretaria Municipal de Saúde e o prefeito Fuad Noman, e publicada no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (27).
De acordo com a Prefeitura da capital, a obrigatoriedade será mantida considerando o surgimento da variante BA5 – altamente transmissível – no município, o retorno presencial das aulas a partir de 1º de agosto e a baixa cobertura vacinal do público infantil.
Conforme o Executivo municipal, a continuidade de utilização das máscaras deve ser mantida nos equipamentos e serviços de saúde da cidade, públicos ou não, e no transporte coletivo. Além de estações de embarque e desembarque de passageiros e situações específicas previstas em protocolo, como no self-service dos restaurantes.
A obrigatoriedade da proteção individual está em vigor desde o dia 14 de junho, quando a Prefeitura anunciou o retorno do item para conter a disseminação da doença na cidade. O item havia sido desobrigado no dia 28 de abril, sendo mantido apenas no transporte público e unidades de saúde em geral. Entretanto, após aumento dos casos, a máscara voltou a ser obrigatória em ambientes fechados.
Vacinação
A Prefeitura alerta ainda que a Covid-19 vem afetando grande parte da população não vacinada, que vai desde crianças, a adolescentes e adultos. A segunda dose para o grupo de 5 a 11 anos, por exemplo, está em 61,4%. Já a dose de reforço do público de 12 a 17 anos está em 22,1%, enquanto a segunda dose de reforço para adultos de 40 anos ou mais está em 29,8%, índices abaixo do ideal.
Um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde também mostra que mais de 80% das pessoas internadas pela Covid-19 não se vacinaram ou não completaram o esquema vacinal.
Em nota, a Prefeitura disse que realiza, de forma permanente, ações de repescagem para pessoas já convocadas para a primeira e segunda dose, reforço e adicional ou quarta dose. Os endereços, horários de funcionamento, critérios e documentos necessários para a vacinação podem ser conferidos no Portal da PBH.
"O município seguirá com o acompanhamento diário dos números da Covid-19 na cidade e, caso necessário e com base em evidências científicas, medidas serão prontamente adotadas", finaliza.