Prefeitura informa que Ministério da Saúde enviou apenas 19 mil doses - público alvo é de 120 mil pessoas
BH segue aplicando a vacina no público de 8 a 14 anos, seja para primeira dose ou para concluir o esquema vacinal (Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)
A segunda dose da vacina contra a dengue em Belo Horizonte para crianças e adolescentes de 12 a 14 anos já está sendo oferecida nos 152 postos de saúde - que funcionam de segunda a sexta-feira. Podem ser imunizados com o reforço aqueles que completarem três meses da primeira dose.
No entanto, a capital recebeu do Ministério da Saúde apenas 19 mil doses. E a população de 10 a 14 anos - definida Saúde como prioritária para ser vacinada - é de cerca de 120 mil pessoas. A segunda dose também está sendo aplicada no público de 10 e 11 anos.
É necessário que a criança ou o adolescente esteja acompanhado dos pais, mães ou responsáveis legais. Além disso, no momento da aplicação é necessária a apresentação do documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina. Os endereços e horários podem ser verificados no portal da prefeitura.
O executivo também alerta que a vacina contra a dengue não pode ser administrada em conjunto com nenhum outro imunizante. As pessoas que tiveram diagnóstico recente de dengue, a recomendação é que aguardem seis meses após o início dos sintomas para iniciar o esquema vacinal contra a doença.
Caso a infecção pelo vírus ocorra após o recebimento da primeira dose, não há alteração no intervalo entre as aplicações, desde que a segunda dose não seja aplicada em um período inferior a 30 dias do início da doença.