(Fábio Rodrigues/Agência Brasil)
O cronograma da vacinação contra a Covid-19 nesta semana, em Belo Horizonte, está definido até quinta-feira. Porém, novamente sem a presença dos adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. A demora – capitais vizinhas já iniciaram a imunização – se deve ao aguardo de novas remessas por parte do Ministério do Saúde.
Os jovens só podem receber a Pfizer, única com autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ao todo, são 210 mil moradores nessa faixa etária, sem doenças crônicas, à espera da primeira dose.
Sem uma definição, BH segue em atraso quando comparada as outras capitais do Sudeste. São Paulo e Rio de Janeiro já vacinam menores de 15 anos sem comorbidades.
Para ampliar a vacinação na metrópole mineira, conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde, a PBH ainda aguarda o envio de novas remessas.
Mesmo sem cravar uma data, a previsão é que isso ocorra nesta segunda quinzena de setembro, segundo o Ministério da Saúde. Por meio de nota, a pasta federal afirmou que a nova etapa, com a ampliação da campanha, só será possível “após a conclusão do envio de vacinas para imunizar a população adulta com a primeira dose”.
Esquema
Nos próximos dias, BH aplicará a terceira dose em pessoas de 79 a 81 anos, e completará o esquema vacinal dos moradores de 27, 28 e 55.
Hoje, receberão o reforço os idosos que tomaram a segunda dose da CoronaVac há mais de seis meses. Seguindo orientações do Ministério da Saúde, o grupo também será imunizado com a Pfizer.
Aqueles que estão nessa faixa etária, mas receberam a AstraZeneca, não devem comparecer aos postos de saúde, já que completaram o esquema vacinal há menos de seis meses. Por essa mesma razão, os idosos de 85 a 82 anos ainda não foram convocados.
Para saber todo o cronograma previsto até quinta-feira, clique aqui.
Leia mais:
Inflação é medo maior do que Covid em bares de BH
/semana-em-bh-sera-de-reforco-vacinal-saiba-os-grupos-que-receber-o-a-2-e-a-3-dose-1.854063