A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) alerta para a possibilidade de pancadas de chuva forte, acompanhadas de raios e rajadas de vento ocasionais até as 8 horas desta segunda-feira (18) na capital.
Na noite deste domingo, leitores do Hoje em Dia ligaram para a redação informando que choveu granizo na região da Pampulha.
A Comdec recomenda à população que evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos localizados.
Recomenda também que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores ou estacionem veículos, e tenham atenção especial e redobrada nas áreas de encostas e morros.
Em situações de chuva forte, o nível dos córregos e rios é alterado rapidamente, podendo ocorrer transbordamentos. Procure um lugar seguro para se abrigar no caso de uma inundação.
A Defesa Civil alerta ainda para que os riscos de crianças brincando em enxurrada ou nas águas dos córregos. Elas podem ser levadas pela correnteza ou contaminar-se, contraindo graves doenças, como hepatite e leptospirose;
Mesmo que não haja incidência de raios, a Defesa Civil orienta que a população não toque em usar equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou estejam em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito. Também não deve se aproximar de cabos elétricos arrebentados. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199). Desligue os aparelhos elétricos das tomadas e o gás.
Se você observar aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil.
Em caso de raios, se estiver na rua, não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos; não fique no alto de morros ou no topo de prédios; não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos; nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas.
Se estiver dentro de casa, a orientação do Comdec a orientação é de não usar telefone com fio, não ficar próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas. não tocar em equipamentos elétricos que estejam ligados à rede elétrica.