A umidade relativa mínima do ar deve ficar em torno de 30%
Termômetros na capital marcaram 10,5ºC nesta segunda, a menor temperatura do ano (Hoje em Dia)
Pelo terceiro dia consecutivo, Belo Horizonte registrou sensação térmica negativa. Nesta quarta-feira, 9 de julho, a Defesa Civil Municipal informou que os termômetros marcaram 10,5ºC de temperatura mínima, mas a sensação térmica na região Oeste da capital mineira atingiu -0,8ºC.
Nos dias anteriores, a sensação de frio intenso também foi percebida:
A sensação térmica é uma temperatura aparente que varia de acordo com a temperatura do ar, a umidade relativa do ar e a velocidade do vento. Ela pode ser significativamente diferente da temperatura real medida pelos termômetros.
A previsão meteorológica para esta quarta-feira (9) em Belo Horizonte indica céu claro a parcialmente nublado, com frio ao amanhecer e durante a noite. A temperatura mínima foi de 10,5 °C, e a máxima estimada é de 24°C.
A umidade relativa mínima do ar deve ficar em torno de 30% à tarde.
Além do frio, a baixa umidade relativa do ar é um ponto de atenção. A Defesa Civil prevê que o tempo continuará seco, com a umidade mínima do ar por volta de 30% no período da tarde.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que índices entre 20% e 30% configuram estado de atenção, e abaixo de 20%, estado de alerta. O nível ideal de umidade do ar para o organismo humano varia entre 40% e 70%. Diante disso, a população é aconselhada a redobrar os cuidados com a hidratação e a saúde respiratória.