(Maurício Viana / Hoje em Dia)
Quatro regiões de Belo Horizonte estão sob risco geológico forte nesta segunda-feira (3). Isso porque a chuva que cai na capital mineira desde a semana passada deixa solos encharcados e aumentam o perigo de deslizamentos de terra. Na cidade, as regionais Noroeste, Oeste, Centro-Sul e Leste demandam maior atenção.
Diante deste cenário, a Defesa Civil recomenda atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, além dos deslizamentos e desabamentos.
E a chuva não dará trégua aos belo-horizontinos. Segundo novo alerta emitido pelo órgão, há possibilidade de tempestades de até 50 milímetros até a manhã de terça (4). As precipitações podem vir acompanhadas de raios, trovoadas isoladas e rajadas de vento em torno de 50 km/h.
A previsão meteorológica indica céu encoberto durante todo o dia, com temperatura máxima chegando aos 25°C e umidade relativa mínima do ar em torno de 80% à tarde. A mínima foi de 17°C.
Veja as recomendações para risco geológico:
Sinais de que deslizamentos podem ocorrer:
Acumulado de chuvas
Até a manhã desta segunda, quatro regiões de BH já registram mais de 20% do acumulado de chuva previsto para todo o mês de janeiro. Nestes locais, o volume de água ultrapassa os 70 milímetros. Veja:
Média climatológica Janeiro: 329,1 mm.
Veja as recomendações para o período de chuva:⠀