BH tem domingo frio com pouca possibilidade de chuva

Liziane Lopes*
llopes@hojeemdia.com.br
24/06/2018 às 16:21.
Atualizado em 10/11/2021 às 00:57
 (Hoje em Dia )

(Hoje em Dia )

O frio está marcando início do inverno em Belo Horizonte e Região Metropolitana de BH. Mas segundo o serviço de meteorologia da Cemig, a estação que começou na última quinta (21), às 7h07, não deve ter temperaturas tão rígidas este ano. 

Neste domingo (24) e segunda (25), as temperaturas não ultrapassam os 27ºC. A mínima registrada fica em torno dos 16ºC. E apesar das nuvens carregadas, a possibilidade de chuva é pequena.

Para o interior do Estado, segunda deve ser também de tempo parcialmente nublado com nevoeiros pela manhã no Oeste, Leste, Sul, Zona da Mata, Centro e Campo das Vertentes. Nas outras regiões, o céu deve ficar claro a parcialmente nublado. A temperatura deve ficar entre 11°C e 33°C, segundo o Instituto Tempo Clima PUC Minas.

O inverno de 2018 

Neste ano, a estação terá pouca influência dos fenômenos El Niño e La Niña e deve apresentar temperaturas acima da média em quase todo o Estado,de acordo com o serviço de meteorologia da Cemig. 

Apenas no Nordeste de Minas as temperaturas devem ficar ligeiramente abaixo da média. Entretanto, isso não impede uma pequena alteração das temperaturas acima ou abaixo do esperado.

Durante a estação, a umidade relativa do ar vai gradativamente se tornando mais baixa, podendo atingir valores abaixo de 20% em muitos dias, principalmente no Triângulo, Oeste, Centro e parte do Norte de Minas Gerais. Nas regiões serranas, haverá mudanças relativamente rápidas nas condições do tempo, que podem aumentar a ocorrência de nevoeiros e geadas nas primeiras horas do dia.

Outro fenômeno comum da estação é a inversão térmica. “Isso ocorre quando a temperatura da atmosfera na superfície é menor do que nos níveis acima, fazendo com que os poluentes não se dissipem rapidamente, consequentemente, piorando a qualidade do ar nas cidades”, explica o  meteorologista da Cemig, Arthur Chaves de Paiva Neto. Esse fenômeno acontece com maior frequência no mês de julho.

A estação, que comumente apresenta poucas chuvas, pode ter em julho a quantidade mínima para o mês. A expectativa é que nos meses de agosto e setembro os índices de chuva fiquem acima da média prevista. Em setembro, podem ocorrer pancadas de chuva com possibilidade de granizo ainda conforme a Cemig.

Confira a previsão de temperaturas mínimas, máximas e médias para todas as regiões de Minas Gerais nos meses de julho, agosto e setembro.

* Fonte: Agência Minas



 



 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por