(Defesa Civil)
Após duas formações de um sistema de zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS) em menos de um mês, o verão de 2020 está bastante atípico em relação às chuvas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), neste janeiro já foi registrado um volume de 807 milímetros (mm) em Belo Horizonte, número que até o momento só não superou a marca de 1985, quando choveu 850 mm.
"Mas como há previsão de mais chuvas nos próximos dias, acreditamos que este será o mês mais chuvoso em Belo Horizonte desde o início das medições, em 1910", afirmou o meteorologista Cleber Souza. Segundo ele, somente entre as manhãs de sexta-feira (24) e sábado (25), choveu 140 mm na capital mineira. O recorde de precipitações foi registrado no dia anterior, com 171,8 mm.
De acordo com Souza, o sistema da ZCAS começa a se enfraquecer já neste sábado e o sol pode aparecer na capital, contribuindo para uma pequena elevação na temperatura - a máxima prevista para esta tarde é 25°C. Mas ainda há previsão de pancadas de chuva mais intensas no fim do dia.
O sistema vai perder força nos próximos dias, mas o sol deve aparecer com mais intensidade em Belo Horizonte somente na quinta-feira (30), de acordo com o meteorologista.
Neste sábado, as chuvas devem ser mais intensas em outras regiões do Estado: Norte, Noroeste, Jequitinhonha e Mucuri.
Leia mais: