Equipamentos fiscalizarão avanço de semáforo e conversão proibida
(FOTO: MAURÍCIO VIEIRA / JORNAL HOJE EM DIA)
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMUR) de Belo Horizonte homologou, nesta quinta-feira (7), mais de 20 novos radares que entrarão em operação nas próximas semanas. Os equipamentos têm como objetivo fiscalizar o avanço de semáforo e a conversão proibida.
A instalação dos novos aparelhos faz parte de um contrato assinado em julho do ano passado, com validade até 2029. O acordo prevê não apenas a instalação de novos pontos de fiscalização eletrônica, mas também a substituição de radares antigos cujos contratos já expiraram.
Nesta quinta-feira, a homologação abrangeu quatro modelos de radares, das empresas Brascontrol e Consilux. Foram aprovados equipamentos do tipo Detector de Avanço de Semáforo (DAS) e também modelos conjugados, que fiscalizam tanto o avanço de semáforo quanto a conversão proibida (DAS+DCP).
Depois da homologação, a PBH informará as datas de entrada em operação dos equipamentos por meio de faixas de pano nos locais. A última etapa antes do funcionamento é uma vistoria final pelas autoridades competentes. A prefeitura não detalhou quais equipamentos são novos e quais estão substituindo os antigos.
Veja abaixo radares com detector de avanço de semáforo:
Abaixo, radares com detector de avanço conjugado com conversão proibida: