Equipamentos serão instalados em diversos pontos da capital
Equipamentos novos serão instalados em diversos pontos da capital (PBH / Divulgação)
Belo Horizonte deve receber, ao longo deste ano, pelo menos 200 novos dispositivos sonoros para serem instalados nos semáforos da capital. O equipamento auxilia pessoas com deficiência visual e também idosos na travessia de ruas.
De acordo com informações da prefeitura, o processo de compra dos materiais já foi iniciado. Os locais onde os equipamentos serão instalados estão sendo definidos pela BHTrans em parceria com o Movimento Unificado de Deficientes Visuais (Mudevi). Ainda não há previsão do início das instalações.
Dados preliminares do Relatório de Acidentes de Trânsito de 2023, indicam que houve 1.445 acidentes envolvendo pedestres em Belo Horizonte, com 37 mortes. Ainda segundo o estudo, o comportamento inadequado do pedestre é o principal fator para o atropelamento
Os primeiros dispositivos equipados com essa tecnologia começaram a ser instalados na capital em 2017, na área central - Praça Sete e na região das avenidas Augusto de Lima com Contorno (no entorno do Instituto São Rafael). Atualmente, já são 630 equipamentos instalados em 79 locais, totalizando 314 travessias semaforizadas com avisos sonoros. Os locais equipados com essa tecnologia podem ser acessados on-line.
Como funcionam os dispositivos
Por meio de um aviso sonoro, o equipamento indica o momento adequado para realizar uma travessia segura. Na calçada, antes de realizar a travessia, o equipamento de aviso sonoro, uma caixa amarela fixada no poste do semáforo para pedestres, irá emitir sons – “bip-bip”.
Ele indica que a via está apta para a travessia segura do pedestre. Quando o tempo da travessia está terminando o aviso sonoro fica mais acelerado, portanto, o pedestre saberá que aquele momento não é adequado e seguro para iniciar a travessia. Quando não há sons, indica que o semáforo está aberto aos veículos e fechado para os pedestres.
Nas travessias que são realizadas em duas etapas, os equipamentos foram programados com dois tipos de som distintos. Deste modo, quando uma via está aberta para os pedestres a outra está fechada. Os dois sons ajudam os pedestres a verificar quando cada uma das vias está apta para a travessia segura.
* Com informações da PBH