(Divulgação/PBH)
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) montou uma operação especial de trânsito para domingo (2) de eleição, com previsão de reforço de linhas do transporte coletivo e desvios.
A Guarda Municipal também vai atuar para ajudar o patrulhamento próximo das zonas eleitorais e garantir a segurança dos eleitores. Haverá ainda mobilização especial para a limpeza da cidade, com cerca de 400 garis para recolher os resíduos.
Confira as ações:
Transporte e trânsito
Serão feitas intervenções no entorno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), nos cartórios eleitorais e nos principais locais de votação em todas as regionais da cidade. Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans, Guarda Municipal e Polícia Militar) irão monitorar o trânsito e serão implantadas reservas de área (proibição de estacionamento) para facilitar o embarque e desembarque de eleitores e estacionamento de veículos a serviço do TRE. Confira as interdições:
Desvios
Sentido Centro / Bairro
Sentido Bairro / Centro
Transporte coletivo
Para ampliar o acesso das pessoas aos locais de votação, será realizado reforço de viagens nas principais linhas que atendem os locais de votação em todas as regionais da cidade, a partir das 7h. Em função da interdição na Avenida Prudente Morais, as linhas 8101 (Santa Cruz / Alto Santa Lúcia), 8103 (Nova Floresta / Santa Lúcia) e 9101 (Alto Vera Cruz / Santa Lúcia) terão os itinerários alterados e pontos provisórios serão criados ao longo do desvio abaixo:
Segurança
A Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH) irá fazer o patrulhamento preventivo em todas as escolas municipais que servirão de posto de votação, utilizando viaturas de quatro rodas e motocicletas. O efetivo atuará nas nove regionais da capital.
Haverá também o auxílio da equipe do Centro de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), responsável pelo monitoramento das imagens captadas por mais de três mil câmeras, para combater a desordem urbana e manter a segurança nos locais de votação de responsabilidade do município.
Limpeza
A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) vai mobilizar cerca de 400 garis para recolher os resíduos gerados pelas eleições em Belo Horizonte. Os trabalhos vão começar neste domingo (4), mas será na segunda-feira (5) que a maior parte das ações serão realizadas, com garis presentes em todos os pontos de votação da cidade. Os resíduos, compostos em sua maioria por cartazes, panfletos, adesivos, copos descartáveis e embalagens de alimentos, serão destinados ao aterro sanitário de Macaúbas, em Sabará.
A partir de segunda-feira também começarão a ser recolhidos os suportes para bandeiras, feitos de concreto.