foco em doenças respiratórias

BH vai abrir um centro de atendimento pediátrico de urgência na região Centro-Sul

Redação
portal@hojeemdia.com.br
20/05/2022 às 10:39.
Atualizado em 20/05/2022 às 10:52
 (Valéria Marques / Hoje em Dia)

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

Belo Horizonte terá um novo centro de atendimento pediátrico de urgência para atender pacientes com sintomas de doenças respiratórias. Ele será instalado nas dependências da UPA Centro-Sul, no bairro Santa Efigênia, mas funcionará de forma independente. A informação é da secretária de saúde da capital, Cláudia Navarro, em entrevista para a rádio Itatiaia nesta sexta-feira (20).

De acordo com a secretária, a decisão foi tomada após reunião com o prefeito Fuad Noman (PSD) na quarta-feira (18), levando em consideração a preocupação com a sazonalidade de doenças que aumentam no período de frio. “Está em operacionalização, seguindo todos os protocolos de uma maneira mais rápida e célere possível, para que essa unidade esteja disponível o mais rápido possível”, afirmou, não dando uma data para inauguração. 

Navarro garantiu que o atendimento para adultos e outras ocorrências na UPA não serão afetados. “O antedimento continua normalmente para adultos. Esse centro será na mesma área, mas não atrapalhará em nada o atendimento”, declarou. 

Contratação de médicos

Os pediatras que vão atuar neste centro, segundo a secretária, terão um contrato especial. "Estamos estudando formas, outras maneiras de contrato, que possam ajudar na fixação desses profissionais", explicou a secretária, lembrando que a prefeitura tem nomeado profissionais aprovados no último concurso público do município. “Já chamamos 63 pediatras, 26 já estão empossados e devem começar a trabalhar em no máximo 10 dias no serviço de urgência”, afirmou. 

Atendimentos 

Segundo dados da prefeitura, desde o início de janeiro até a última quarta-feira (18), 11.479 crianças, de 0 a 13 anos, estiveram internadas em unidades de terapia intensiva e enfermarias da rede SUS. Dos casos, 1.586 ocorreram em maio. 

Neste ano, 14 crianças morreram em Belo Horizonte por Síndrome Respiratória Aguda Grave.

O representante comercial Alexandre Campos, de 50 anos, ao lado da filha de 5 anos, comemora a implementação do centro de pediatria. "É uma boa. Será ótimo, excelente. Ajudará muito a população", afirmou. 

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

Vacinação 

Em Belo Horizonte, crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias podem ser vacinados contra a gripe. A campanha vacinal seguirá até 3 de junho. Com relação à covid-19, podem se imunizar crianças a partir de 5 anos. Os locais de vacinação podem ser consultados no site da prefeitura. 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por